Comunidades de Linhares adotam sistema de aquaponia

Publicado em: 12/07/2022

Território Foz do Rio Doce

Parceria entre Ifes e Fundação Renova ofereceu capacitação para mais de 160 pessoas em Areal, Povoação, Regência e Entre Rios

Quatro comunidades de Linhares, no Espírito Santo, participam do projeto-piloto de aquaponia Cultivando para Pescar. Desenvolvido pela Fundação Renova em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus de Piúma/FACTO, a iniciativa possibilita o cultivo integrado de hortaliças e a criação de peixes. Nove tanques de aquaponia serão instalados em cada comunidade, totalizando 36. Neste sistema, serão cultivados a tilápia e a alface, pela grande aceitação por parte dos consumidores.

Em Areal, os testes de operações foram iniciados. O sistema já conta com a conclusão da parte hidráulica e a realização do povoamento de peixes, que vem sendo acompanhado pela equipe. As próximas etapas serão compostas pela montagem das estufas (sistema de produção das hortaliças). Em breve, a montagem do sistema será concluída em Povoação e iniciada em Regência e Entre Rios.

Como funciona

O sistema de aquaponia permite a integração da criação de organismos aquáticos (aquicultura) com o cultivo de hortaliças (hidroponia), por meio do aproveitamento da água e do efluente (resíduo) da aquicultura, utilizados como substrato para as plantas. Os peixes criados em tanques e alimentados com ração liberam dejetos ricos em nutrientes, que podem ser bombeados para outra parte do sistema, onde estão as hortaliças. Assim, as raízes das plantas, cultivadas em sistemas flutuantes, retiram os nutrientes e purificam a água, que retorna ao local onde são produzidos os peixes.

Capacitações

A oferta de capacitação aos participantes faz parte do projeto. Até o momento, 162 pessoas participaram de cursos nas quatro comunidades. Foram realizadas aulas de Piscicultura Superintensiva (quatro comunidades), Hidroponia (Entre Rios, Areal e Povoação) e Beneficiamento de Pescados (Areal). Os cursos de Mecanização e automação do cultivo e Formação de custo e preço serão ministrados ainda neste ano pela equipe executora do Ifes/FACTO.

4 comentários

Gostaria de saber se existe vagas de emprego para meu neto formando de Agronomia da UFES em São Mateus És.Caso a resposta seja afirmativa envio meu email pra contato e poder fazer uma surpresa como presente pra ele. Que Deus continue abençoando essa fundação e que cada dia prosperar mais e mais.

Responder

Olá, Zilma. Agradecemos seu interesse para que ele trabalhe conosco. Todas as oportunidades em aberto estão disponíveis em nosso site. Acesse http://www.fundacaorenova.org/trabalhe-conosco e cadastre o currículo.
    Caso, no momento, não encontre vagas compatíveis com o perfil, você pode cadastrá-lo no banco de currículos da Renova, um canal de candidatura global, no qual o perfil pode ser avaliado independente de vaga específica. Basta acessar https://www.fundacaorenova.org/trabalhe-conosco/.

Responder

A renda é a forma de manter uma população com seus direitos a veda e o desenvolvimento ,através de projetos ppprodutivos e de capacitação de famílias que produzirão alimentos para si mesmos e ainda terão uma forma de no aumento da sua própria renda familiar,
    Parabéns aos integrantes deste projeto e principalmente a Renova que a frente do projeto tem dado a iniciativa e a colaboração para este programa de incentivo e o desenvolvimento dos pequenos produtores,dando- lhes a chance de manterem com atividades produtivas e facilitando uma nova fonte de renda e atividade produtiva.
    Felicidade a todos vi os envolvidos!

Responder

Agradecemos seu comentário, Jauber. Mensagens como essa nos fazem acreditar que, juntos, conseguiremos vencer os desafios pela frente. Continue acompanhando nossas ações em nossas redes sociais e também pelo site: https://www.fundacaorenova.org