Comunidade de Paracatu realiza Festa de Santo Antônio

Publicado em: 23/06/2017

Bens Imateriais

Celebração em homenagem ao padroeiro do distrito foi marcada por muita devoção

Na tarde do dia 18 de junho, a quadra de Paracatu de Baixo (Mariana/MG) foi tomada por muita fé e devoção durante a Festa de Santo Antônio. Depois de dois anos, a comunidade voltou a celebrar e a homenagear seu padroeiro.

“A festa tem uma importância muito grande para Paracatu, o Santo Antônio é nosso padroeiro, a gente tem muita fé. É uma festa que mexe com a comunidade, todo mundo gosta. Foi muita gente, muitas pessoas que ainda não tinham ido à Paracatu depois do rompimento. A festa foi muito bonita”, conta Maria Geralda Oliveira da Silva, uma das líderes da capela de Paracatu.

A celebração começou com a procissão acompanhada pela Folia de Reis, outra tradição do distrito que, excepcionalmente este ano, saiu às ruas em junho. Tradicionalmente, a Folia de Reis acontece em setembro para homenagear o Menino Jesus, seu santo de devoção, e em dezembro, após o Natal, para o giro de dez dias. Contudo, levados pela união da comunidade em torno da ocasião, decidiram também prestar sua devoção a Santo Antônio.

Cerca de 170 pessoas de Paracatu de Baixo (MG) participaram da Festa de Santo Antônio, padroeiro do distrito. | Foto: Sidy Link

Cerca de 170 pessoas de Paracatu participaram da celebração, muitos que não se viam há muito tempo. “Foi uma beleza, não esperava encontrar tanta gente em Paracatu, muitas pessoas que não via há muito tempo”, conta o senhor José do Patrocínio Oliveira, o “Seu Zezinho”.

A oportunidade foi mesmo de sociabilização entre as famílias que, até a entrega de suas casas, vivem em Mariana. “Foi um momento de confraternização da comunidade que resgatou seu ambiente de origem e de encontro com os seus vizinhos e amigos”, conta Mara Fantini da equipe do reassentamento.

A Fundação Renova apoia e valoriza iniciativas de resgate às tradições identitárias das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Este conteúdo foi útil para você?