Barra Longa recebe nova estrutura para reforçar a coleta de lixo no município

Publicado em: 15/07/2021

Resíduos Sólidos , Território Alto Rio Doce

O espaço recebeu melhorias estruturais e pode receber até 15 toneladas de resíduos sólidos por semana, com diminuição de de custos operacionais

Barra Longa acaba de receber um reforço para ampliar e gerar mais eficiência na coleta e transbordo de resíduos sólidos do município, com a reforma e ampliação da Estação de Transbordo Sítio Floresta, que fica na zona rural do município. Na nova estrutura, que agora conta com quase 2 mil metros quadrados de área, os resíduos passam pelo processo de compactação para que sejam destinados ao aterro. A cada semana, cerca de 15 toneladas de resíduos passam pelo local.

Entre as melhorias realizadas, a Fundação Renova, além de cercar e pavimentar a área, construiu um muro de contenção para o descarregamento do lixo pelos caminhões e uma estrutura metálica para cobrir os contêineres, o que vai evitar o contato do lixo com a água da chuva.

Com investimentos de aproximadamente RS 900 mil, as obras foram iniciadas em outubro de 2020 e concluídas em maio deste ano, as intervenções respeitaram todos os decretos municipais e orientações de autoridades sanitárias e de saúde para conter a disseminação da Covid-19.

“Com as melhorias na área de transbordo, Barra Longa aumenta a produtividade na coleta do lixo e, consequentemente, reduz o tempo de exposição dos resíduos na porta da população. Além disso, o município economiza com os custos do transporte até a destinação final dos resíduos”, diz a coordenadora do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos da Fundação Renova, Bruna Buldrini.

As obras da área de transbordo foram executadas pela Fundação Renova e fazem parte de um acordo firmado na 12ª Vara Federal entre a instituição e o município, a fim de dar solução definitiva para questões da disposição dos resíduos sólidos na cidade.

Este conteúdo foi útil para você?