Barra Longa recebe Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Publicado em: 11/11/2022

Território Alto Rio Doce

Realizada em parceria com o SESI-MG e a Prefeitura Municipal de Barra Longa, a ação conta com atividades gratuitas

No próximo sábado, 12 de novembro, o município de Barra Longa (MG) recebe a Ação de Empreendedorismo e Cidadania. O evento, produzido pela Fundação Renova em parceria com o SESI-MG e a Prefeitura Municipal, será realizado no novo Parque de Exposições. Nele, os moradores da cidade terão acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de empreendedorismo, qualificação e educação financeira.

A programação foi elaborada para atender a demandas da população, a partir de pesquisas feitas previamente com os moradores, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa faz parte das ações de reparação com o objetivo de fomentar a economia local e retomar o convívio social no município.

Confira as atividades do dia:

Cidadania e serviços: Estarão disponíveis para o público: emissão do CPF e 2ª via de certidão de nascimento, consulta ao SPC e Serasa, serviços de assistência social da Prefeitura, orientações do Conselho Tutelar, vacinação e corte de cabelo.

Saúde: O Circuito Saúde Sesi MG vai oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças.

Empreendedorismo e qualificação profissional: Acontecerá uma feira de negócios com empreendedores locais, oficinas para geração de renda (artesanato), oficina EMATER, Carreta SENAI de Panificação, cursos rápidos e atendimentos individualizados do SEBRAE, orientações para cooperativas, apresentação Estrada Real (IER) sobre a Valorização do Turismo – Rota Imperial, além de informações sobre microcrédito e acesso ao sistema bancário.

Os participantes também terão a oportunidade de fazer cursos rápidos de qualificação profissional e receber orientações sobre empreendedorismo em palestras, com temas como: jovens empreendedores, habilidades empreendedoras, como abrir uma empresa e empreendedorismo feminino.

Para empreendedores que já têm um pequeno negócio, haverá um espaço dedicado à movimentação da economia e geração de renda local: o Espaço Gastronômico. E uma outra ação será direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre Educação Financeira e consultoria financeira familiar.

Lazer e entretenimento: A programação cultural e de lazer contará com apresentação de artistas locais, oficinas esportivas, Ponto Volante de Cultura, pintura facial, distribuição gratuita de algodão doce e pipoca, apresentação musical de banda da região e Rua de Lazer com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e brincadeiras com monitores.

Ação de Empreendedorismo e Cidadania
Local: Parque de Exposições de Barra Longa (Rodovia Edmundo Mariano da Costa Lanna, s/n, Volta da Capela)
Data: 12 de novembro
Horário: Das 10h às 16h