Atingidos de Caratinga, Sem Peixe e Ipaba têm acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado

Publicado em: 23/03/2021

Sistema Indenizatório Simplificado , Território Calha do Rio Doce

O prazo de adesão ao novo fluxo de pagamento para os três municípios vai até 31 de julho

As cidades de Caratinga, Sem Peixe e Ipaba, em Minas Gerais, têm acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado desde o dia 19 de março. O prazo de adesão das três novas localidades vai até 31 de julho, assim como para os municípios de Rio Doce, Bugre, Aimorés e Senhora da Penha (distrito de Fernandes Tourinho), que aderiram ao sistema esse ano. Nas demais cidades, o prazo termina no dia 30 de abril.

Por meio do novo fluxo de pagamento, implementado por decisão da 12ª Vara Federal, é possível indenizar categorias com dificuldade de comprovação de danos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG), como lavadeiras, artesãos, areeiros, carroceiros, extratores minerais, pescadores de subsistência e informais, entre outros. Os valores das indenizações, definidos pela Justiça, com quitação única e definitiva, variam de R$ 17 mil a R$ 262 mil de acordo com a categoria do dano. Clique aqui e veja os valores.

Atualmente, 21 localidades estão com acesso ao sistema. Em Minas Gerais, além de Caratinga, Sem Peixe e Ipaba, os municípios de Aimorés, Rio Doce, Bugre, Senhora da Penha (distrito de Fernandes Tourinho), Naque, Itueta, e os distritos de Revés do Belém (Bom Jesus do Galho), Cachoeira Escura (Belo Oriente), Ipaba do Paraíso (Santana do Paraíso), Baguari (Governador Valadares) e Pedra Corrida (Periquito) estão com acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado. Do Espírito Santo, estão Baixo Guandu, São Mateus, Aracruz, Conceição da Barra, Linhares e Colatina (sede e o distrito de Itapina).

Acesso

A adesão ao Sistema Indenizatório Simplificado é facultativa e deve ser feita por meio da plataforma Portal do Advogado, no site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org), apenas por advogado ou defensor público, segundo sentença judicial. Além disso, é necessária a confirmação de idade maior de 16 anos na data do rompimento e a inscrição ou solicitação de cadastro na Fundação Renova até o dia 30 de abril de 2020.

Em caso de eventuais problemas na utilização da plataforma, os representantes dos atingidos podem tirar suas dúvidas por meio do telefone 0800 031 2303. Já o departamento jurídico da Fundação Renova está em contato permanente com os advogados dos requerentes por SMS, e-mail ou WhatsApp.

17 comentários

Eu ! Roseneide basilio pinheiro quero saber se ainda posso me escrever ! Sou de sem peixe mg .minha mãe se escreveu e tem direito ,já recebeu ! Posso ainda mim escrever ?

Responder

Olá, Roseneide. Conforme decisão de 30 de outubro de 2021, a 12ª Vara de Justiça Federal determinou que as solicitações/manifestações de cadastros fossem admitidas pela Fundação Renova até 31 de dezembro de 2021, findo o qual considera-se definitivamente encerrada essa fase preliminar. As manifestações serão atendidas por ordem de registro. Para mais informações, recomendamos que entre em contato com um dos nossos Canais de Relacionamento. Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Ouvi um áudio falando que tofos da cidade de sem prixe tem direito ! E reabriu pra cadastro até 15 de deste mês, e vdd ?

Responder

Oi, Roseneide. Não é mais possível fazer a solicitação de cadastro. Conforme decisão de 30 de outubro de 2021, a 12ª Vara de Justiça Federal determinou que as solicitações/manifestações de cadastros fossem admitidas pela Fundação Renova até 31 de dezembro de 2021, findo o qual considera-se definitivamente encerrada essa fase preliminar.
    As manifestações estão sendo atendidas por ordem de registro até junho de 2024.

Responder

Oi eu dei entrada com os documentos e não tive retorno

Responder

Olá, Douglas. Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas publicamente, recomendamos que entre em contato por meio dos nossos Canais de Relacionamento.

Quando vou receber a indenisacao

Responder

Olá, Ismael. Cada requerimento é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento. Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento pelo telefone 0800 031 2303 ou pelo site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Quando vou receber a indenisacao

EU ainda não recebi nada ainda
    Tem como vcs ver como que tá o meu processo
    Vinícius Florentino Mello

Responder

Olá, Vinícius. Prezamos pela confidencialidade das suas informações pessoais, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes públicas. Por essa razão, pedimos que entre em contato com a gente por meio dos nossos Canais de Relacionamento para que possamos te orientar da melhor forma. Atendemos pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

EU ainda não recebi nada ainda
    Tem como vcs ver como que tá o meu processo