Animais resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, esperam por novos lares

Publicado em: 09/04/2021

Assistência aos Animais , Território Mariana

Em função da pandemia, o atendimento é feito a distância, com a possibilidade de entrega do animal à pessoa que o adotar mesmo em outras cidades e estados

8 cães e uma gata, resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, estão disponíveis para adoção, os animais ficam sob os cuidados da Fundação Renova em uma fazenda do município de Mariana (MG). Em função da pandemia, desde o ano passado, está sendo realizado um atendimento a distância, com a possibilidade de entregar o animal à pessoa que o adotar mesmo em outras cidades e estados.

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados e aptos para seguirem para novos lares. Para que a intermediação online se inicie, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 97112-3867 (também WhatsApp) ou pelo e-mail luciana.sales@fundacaorenova.org. Durante a conversa, o interessado recebe informações, imagens do animal e orientações sobre o processo de adoção.

Em seguida, é realizada uma entrevista remota, no formato que melhor atenda ao interessado. O objetivo é que a equipe possa mapear o perfil buscado pelo adotante e se ele tem disponibilidade para receber o animal de forma segura e responsável.

Finalização do processo e entrega do animal

Após a entrevista e o esclarecimento de todas as dúvidas, inicia-se o processo de confirmação da adoção e agendamento da entrega do animal — fase em que todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para a prevenção da Covid-19 são seguidas.

Considerando o cenário atual da pandemia, a Fundação Renova permanece monitorando o avanço da Covid-19 e as orientações dos órgãos de saúde e do poder público de cada localidade para que as entregas sejam agendadas em um momento seguro a todos os envolvidos.

Animais adotados durante a pandemia

Desde que foi implementada a campanha de adoção remota, 11 cães e uma gata encontraram novos lares. Além da cidade de Mariana, alguns deles foram entregues pela Fundação Renova em municípios mineiros, como Governador Valadares e Belo Horizonte, e também no Espírito Santo.

A cadela Bravinha encontrou seu final feliz um pouquinho mais longe de Mariana: hoje ela vive em Jataí (GO) com o seu tutor, o estudante Gabriel Leal.

“O processo de adoção e chegada da Bravinha à minha casa foi todo dentro das normas da OMS, com o uso de máscaras e distanciamento, por exemplo. Tivemos uma adaptação assistida no começo que foi muito boa. Os processos foram acontecendo de forma gradual, com muita paciência e amor. Foi uma excelente adaptação e hoje ela é minha parceirinha, inclusive de viagens. Quando mudamos de cidade, ela já estava totalmente adaptada a mim e me obedecendo bastante”, lembra Gabriel.

Para Luciana Sales, da equipe de Assistência aos Animais da Fundação Renova, esse modelo de atendimento remoto favoreceu o processo de adoção dos bichinhos resgatados. “O processo ficou mais prático e passou a permitir uma maior acessibilidade. O foco é que esses animais tenham a oportunidade de encontrar uma família para chamar de sua, que os aceite e os ame como merecem. Não mediremos esforços para que eles consigam encontrar esse final feliz”, afirma.

Conscientização

Um dos cuidados priorizados é a sensibilização dos tutores. Antes da adoção, a pessoa interessada recebe também a cartilha sobre guarda responsável.

Somente depois desta etapa, documentos como o termo de adoção e responsabilidade são oficializados para que a entrega do pet possa ser agendada. “Recebi a Bravinha com todas as documentações e tratamentos completos, além da cartilha de adoção responsável. Isso me ajudou bastante a me organizar, cuidar da Bravinha e começar minha vida com ela”, lembra Gabriel.

Você também quer oferecer um final feliz a esses bichinhos? Clique para conferir o catálogo com os animais disponíveis!

Este conteúdo foi útil para você?