Ação gratuita reúne lazer, cidadania e empreendedorismo em Aracruz (ES)

Publicado em: 18/11/2022

Território Foz do Rio Doce

A Ação de Empreendedorismo e Cidadania oferecerá serviços como vacinação, emissão de carteira de identidade, além de cursos de capacitação, brincadeiras e atividades culturais

Com atrações gratuitas para toda a família, o município de Aracruz, no Espírito Santo, recebe neste sábado (19) a Ação de Empreendedorismo e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-ES e a Prefeitura Municipal de Aracruz. Moradores da cidade poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira, das 9h às 15h, na praça da Paz, no Centro.

A programação foi elaborada para atender a demandas da população, a partir de pesquisas com os moradores. A expectativa é de atender 3 mil pessoas, promovendo a retomada do convívio social no município.

Confira as atividades disponíveis na Ação

Empreendedorismo
A programação conta com cursos como pinturas de toalhas, confecção de adereços para pets e oficinas de brigadeiro gourmet, guirlandas natalinas, marketing digital, odorizadores de ambiente e grafitti. Além disso, serão oferecidos palestras, minicursos e orientação individual para empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios.

O evento contará com um espaço para movimentar a economia e gerar renda local, onde empreendedores poderão expor e comercializar seus produtos.

Educação Financeira
Moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas terão acesso a conteúdos sobre Educação Financeira e consultoria financeira familiar.

Cidadania e serviços
Estarão disponíveis para o público emissão de carteira de identidade, acesso ao sistema bancário, barba e corte de cabelo, consulta ao SPC e Serasa, orientações jurídicas e balcão de empregos.

Saúde
O Circuito Saúde SESI-ES irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal), e orientação sobre os resultados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento, aferição de pressão, teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C e vacinação para Covid.

Lazer e Entretenimento
Estará disponível para as famílias a Rua de Lazer, com brinquedos infláveis, carrinho de algodão doce e pipoca, pintura facial, escultura de balões, cineclube, festival esportivo e oficina de beach tennis.

“Na Ação de Empreendedorismo e Cidadania de Aracruz, estamos valorizando as tradições do município. Durante o evento, teremos a exposição e comercialização de peças de artesanato confeccionadas por aldeias indígenas Guarani e Tupiniquim da região”, destaca o coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova, Roberto Ruggeri.

Ação de Empreendedorismo e Cidadania
19 de novembro
Praça da Paz, em Aracruz
Das 9h às 15h

Sobre a Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Até 2023 , a Fundação Renova vai promover quinze edições da Ação de Empreendedorismo e Cidadania, em parceria com o SESI-MG e o SESI-ES, em municípios ao longo da bacia do rio Doce. O objetivo é oferecer um dia de prestação de serviços, lazer, saúde e entretenimento à população. Além disso, os moradores também poderão desenvolver atividades de Empreendedorismo, Qualificação e Educação Financeira.

Desde  agosto, as ações já foram realizadas em Baixo Guandu (ES), Rio Doce (MG) e em Barra Longa (MG). Na sequência, já estão programadas edições da Ação nas cidades de Colatina (ES), no dia 26/11, e São Domingos do Prata (MG), no dia 3/12.

Os eventos foram pensados para atender às expectativas e necessidades de cada comunidade, levantadas por um estudo prévio realizado em conjunto pela Fundação Renova e o SESI. A realização conta com parcerias com o poder público, entidades de classe e empresas locais.

Este conteúdo foi útil para você?

2 comentários