Fundação Renova apresenta ferramenta de dados geográficos ao Ibama

Publicado em: 20/12/2016

Tecnologia

WebGIS Coffey Atlas integra informações espaciais georreferenciadas das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão

Entre os dias 12 e 15 de dezembro, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitaram a sede da Fundação Renova, em Belo Horizonte (MG), para conhecer o WebGIS Coffey Atlas, ferramenta capaz de integrar informações georreferenciadas, permitindo o monitoramento e a identificação dos impactos ambientais nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

O encontro resultou em sugestões por parte do órgão para melhorias nas funcionalidades e nos conteúdos disponibilizados pela ferramenta, com o objetivo de facilitar e aprimorar a experiência dos usuários na análise de dados. A ideia é que a plataforma atenda, além da própria Fundação Renova, a dois públicos distintos: a sociedade, que pode acessar o WebGIS via internet e buscar informações sobre o andamento das ações geridas pela instituição, e os órgãos ambientais de monitoramento, pesquisa e gestão das ações, além de órgãos de controle, como o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Ferramenta WebGIS Coffey Atlas, usada pela Fundação Renova para monitoramento das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

WebGIS Coffey Atlas, usada pela Fundação Renova para monitoramento das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. | Foto: Divulgação

Por meio do uso da plataforma, equipes multidisciplinares trabalham identificando e quantificando os impactos, enquanto outras planejam, executam e monitoram as ações de recuperação, previstas no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC). “O uso de WebGIS potencializa a integração e o compartilhamento de dados. A ferramenta assume também o papel de instrumento de gestão ao propor uma organização dos dados, segundo critérios espaciais e temporais, de forma conjunta e centralizada para o usuário final”, afirma Gustavo Ferreira Viana, integrante da gerência executiva de projetos ambientais da Fundação Renova.

HISTÓRICO

Imediatamente após o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco Mineração iniciou o uso de uma plataforma de WebGis para disponibilizar bases de dados públicas e as primeiras imagens de satélite e aerolevantamentos para os profissionais responsáveis pelas demandas emergenciais e ações de mitigação. Devido a eficiência da ferramenta como integradora de informações e fonte de transparência para a sociedade, além da apreciação por parte dos órgãos reguladores, a Fundação Renova optou por dar continuidade ao uso.