Termo de finalização da revitalização da Praia do Jaó é assinado em Tumiritinga

Publicado em: 28/12/2022 Infraestrutura

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões nas obras de infraestrutura promovidas no local em duas etapas

Representantes da Fundação Renova participaram nesta quarta-feira (21/12) da cerimônia de assinatura do termo de finalização da revitalização da Praia do Jaó, em Tumiritinga, no Vale do Rio Doce.  A assinatura aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação das autoridades políticas locais, entre elas, o prefeito Nilson Guimarães.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões nas obras de infraestrutura promovidas no local, sendo R$ 500 mil na primeira fase e R$ 1,8 milhões na segunda fase que se encerra neste mês de dezembro.

A revitalização da Praia do Jaó foi realizada em duas etapas. A primeira, iniciada em novembro de 2017 e concluída em janeiro de 2018, contemplou melhorias na infraestrutura da orla, como pintura do palco, construção de camarins, banheiros e instalação de lixeiras para coleta seletiva.

A segunda etapa teve início em julho deste ano, com a construção de estruturas totalmente novas, onde estão sendo finalizados seis quiosques com churrasqueira, pia, mesa com tabuleiros para jogar dama/xadrez, além de quatro conjuntos de seis duchas cada e instalação de postes para iluminação de toda a orla, assim como suas instalações elétricas e hidrosanitárias.

Destino turístico

A Praia do Jaó é um dos destinos turísticos do Vale do Rio Doce, localizado na cidade de Tumiritinga.  O local é famoso na região pelos festejos de Carnaval (o Carnajaó) e pelas belezas naturais, que sempre tiveram o histórico de atrair turistas através de eventos culturais.

Por meio de um projeto conceituado, a revitalização da Praia do Jaó proporciona para a população de Tumiritinga e região um local agradável para lazer, com infraestrutura adequada. A expectativa é a retomada dos eventos culturais que ocorriam na orla da praia, fortalecendo o turismo, a economia e o comércio local.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org