Fundação Renova

Solução adotada pela Fundação Renova é reconhecida como o Melhor Exemplo em Água pelo Prêmio Hugo Werneck

Publicado em: 11/03/2022 Meio Ambiente

Desenvolvido pela Aplysia Soluções Ambientais, projeto ReNaturalize recria as características do rio Gualaxo do Norte

Recriar características e processos ecológicos naturais nos trechos do rio Gualaxo do Norte, um dos principais afluentes do rio Doce. Esse é o objetivo da Fundação Renova ao adotar a solução ReNaturalize desenvolvida pela empresa capixaba Aplysia Soluções Ambientais. A iniciativa foi reconhecida como o Melhor Exemplo em Água pela 12ª edição do Prêmio Hugo Werneck, de referência nacional e considerado o Oscar da ecologia no país.

“O método de renaturalização fluvial é uma iniciativa da Renova no desenvolvimento de soluções ambientais customizadas e que vem alcançando bons resultados na recuperação do Gualaxo do Norte. Esse prêmio reafirma que estamos caminhando na direção correta”, afirma Paulo Machado, especialista em Manejo de Rejeitos.

Implantada em 2019 no rio Gualaxo do Norte, a solução ReNaturalize visa a aceleração do restabelecimento das condições ambientais do rio e integra o Projeto Piloto de Renaturalização para a reparação ambiental da bacia do rio Doce, atingida pelo rejeito oriundo do rompimento da barragem de Fundão. Biólogos, ecólogos e engenheiros da Aplysia, juntamente com a Renova, instalaram às margens do Gualaxo do Norte estruturas de madeira como árvores, troncos e capins para auxiliar no controle do fluxo das águas, criando pequenas porções de remansos a fim de favorecer a criação e aumentar a variedade de habitats propícios para a sobrevivência e o desenvolvimento de pequenos organismos e peixes.

Ao todo, o Projeto Piloto de Renaturalização já revitalizou uma extensão de, aproximadamente, 1,8 quilômetro, com a fixação de 203 estruturas no decorrer do rio Gualaxo do Norte nas proximidades do córrego Santarém, em Mariana (MG).

É a segunda vez que o ReNaturalize é reconhecido em uma premiação. Em 2021, a solução faturou o BRICS Solutions for SDGs Awards, na categoria Água Limpa e Saneamento (ODS 6). A premiação reconhece trabalhos de impacto, realizados nos países do bloco – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), especialmente por meio de projetos inovadores e soluções digitais de base tecnológica.

Para conhecer o projeto ReNAturalize bem como os outros vencedores da 12ª edição do Prêmio Hugo Werneck, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=XJNuMYtohIo

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org

 

 


Compartilhar: