Sistema de comunicação digital da Polícia Militar de MG é implantado em 14 municípios

Publicado em: 16/04/2019

Projeto faz parte das medidas compensatórias e abrange localidades como Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

Um sistema de comunicação mais moderno e seguro acaba de ser implantado na área de atuação da 21ª Companhia de Polícia Militar Independente de Minas Gerais (PMMG), que tem sede em Ponte Nova (MG) e é responsável pelo policiamento ostensivo em outros 13 municípios na Zona da Mata mineira, dentre eles Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. Os antigos equipamentos analógicos foram substituídos por um sistema digital adquirido pela Fundação Renova e implementado na região como medida compensatória pelos impactos do rompimento da barragem de Fundão, em 2015. A oficialização da entrega dos equipamentos acontece nesta terça-feira (16), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Esse projeto faz parte das ações de Preparação de Emergências Ambientais da Fundação Renova. A aquisição e a implantação do sistema representam um desembolso de cerca de R$ 1,7 milhão. Foram adquiridos diversos equipamentos, como 80 rádios de alta frequência, antenas repetidoras e receptores. Os novos radiocomunicadores contam ainda com localização por satélite, o que vai facilitar o acionamento de um veículo policial. Outras vantagens apontadas são a melhora na qualidade do áudio e o alcance do chamado, que poderá ser feito em longas distâncias, inclusive de uma cidade a outra.

“É um sistema moderno, que vai dar eficiência ao nosso trabalho e propiciar uma comunicação segura e de longo alcance. Isso porque pessoas de fora da PM não terão mais acesso aos chamados de ocorrências por meio de radiocomunicadores, mas somente os policiais em serviço. Além disso, o sistema digital será fundamental numa atuação conjunta com a Defesa Civil dos municípios em emergências ambientais”, diz o tenente Thiago Guimarães. A 21ª Cia é a primeira da Zona da Mata a ter o sistema analógico substituído pelo digital.

Cristina Moraes, analista da área de Educação e Cultura da Fundação Renova, destaca que, além dos 14 municípios da Zona da Mata mineira, a troca do sistema analógico pelo digital também vai beneficiar Mariana e a 239º Cia do 52º Batalhão da Polícia Militar. A analista explica que, em contrapartida à melhoria no sistema de comunicação, a Polícia Militar se compromete a disponibilizar a faixa de rede para as Defesas Civis municipais de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. “Um dos maiores desafios quando ocorre uma emergência ambiental é a comunicação, que precisa alcançar a população em comunidades mais distantes. A digitalização permite uma resposta mais rápida e integrada aos órgãos do sistema de segurança”, diz Cristina Moraes.

Os 13 municípios da Zona da Mata, além de Ponte Nova,que vão receber a cobertura deste novo sistema de comunicação digital são:, Acaiaca, Amparo do Serra, Barra Longa, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros e Urucânia.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.