Fundação Renova

Segunda adutora de Colatina tem obras finalizadas e assegura abastecimento para a população

Publicado em: 29/12/2016 Período Chuvoso

Adutora do Rio Pancas fornecerá água para cerca de 80 mil moradores

A adutora do Rio Pancas, em Colatina (ES), está em caráter de testes com expectativa para começar a operar em janeiro de 2017. Com capacidade de 160 litros por segundo, fornecerá água para cerca de 80 mil pessoas em São Silvano, na região Norte do município. Esta iniciativa faz parte do Plano para o Período Chuvoso, elaborado pela Fundação Renova em parceria com órgãos públicos e a Defesa Civil.

Com a função de fornecer um suprimento de água diferente do atual, trata-se de uma fonte de captação alternativa. Desta forma, evita o desabastecimento no caso de algum impedimento para a captação no Rio Doce – que até hoje era o único suprimento de água para a população.

Junto com a adutora de Santa Maria, na região sul do município, entregue pela Fundação Renova em outubro com capacidade de 80 litros por segundo, irão corresponder a mais de 50% do consumo de água da cidade de Colatina. Estas adutoras fazem parte das ações preventivas do programa de chuvas e serão operadas pela Sanear, autarquia responsável pela operação do sistema de água de Colatina em caso de emergência.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rede Comunicação
E-mail: imprensa@fundacaorenova.org
Telefone: (31) 2512-2392


Compartilhar: