Fundação Renova

Projeto promove qualificação e fortalece a cultura e o esporte em municípios da bacia do rio Doce

Publicado em: 18/11/2021 Cultura

Iniciativa acontece em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)

Apoiar a cultura e o esporte em municípios mineiros e capixabas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão por meio da qualificação de gestores públicos. Esse é o objetivo do Projeto de Fortalecimento Institucional para Cultura e Esporte da Fundação Renova. Neste mês de novembro, os inscritos participam de capacitações on-line sobre políticas públicas e estratégias de desenvolvimento de projetos e programas nas áreas.

A ação, executada em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), visa criar uma rede de desenvolvimento de lideranças públicas para que essas promovam iniciativas em suas regiões de atuação e possam captar recursos ou investimentos para a cultura e o esporte, contribuindo para a qualidade de vida da população.

“Qualificando os gestores e técnicos das secretarias de cultura e esporte dos municípios, o resultado que esperamos é a viabilização de políticas públicas nessas áreas tão importantes, beneficiando a população das localidades. Vamos mostrar as possibilidades para captar recursos, reforçando a importância de estar bem-preparado e qualificado para fortalecer essas políticas públicas”, diz o especialista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Fernando Ottoni.

Para participar do projeto, os municípios indicaram servidores e funcionários públicos, que poderão multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o processo formativo para suas equipes e também instituições locais que contribuem para os sistemas municipais de cultura e esporte. O processo formativo inclui uma programação on-line e gratuita com capacitações, webinars e tutorias. 

Capacitações

Nos meses de outubro e novembro, os inscritos participam de capacitações on-line sobre políticas públicas e estratégias de desenvolvimento de projetos e programas nas áreas de cultura e esporte. No total, serão sete oficinas transmitidas por uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o projeto e pelo aplicativo Zoom. Ao final desse módulo, os participantes receberão o certificado de conclusão do percurso formativo. 

Após essa etapa, os gestores públicos poderão participar de uma tutoria até março de 2022 para que possam elaborar planos de captação de recursos a serem colocados em prática em seus municípios de atuação. Paralelamente, materiais complementares serão disponibilizados aos participantes na plataforma digital CIEDS Educa. 

As atividades do projeto vão até abril de 2022, quando será oferecido um webinar sobre rede colaborativa de boas práticas a fim de integrar e trocar experiências entre os gestores públicos dos municípios.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org

 


Compartilhar: