Fundação Renova

Projeto de educação financeira orienta famílias a organizar o orçamento

Publicado em: 15/06/2020

Conteúdo fornece dicas de especialistas para população de municípios impactados a fim de enfrentar o período de pandemia

As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que indicam o distanciamento social como uma das medidas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, trouxeram reflexos na economia e vêm demandando novas estratégias para manter as contas em dia.

Nesse cenário, a área de Economia e Inovação da Fundação Renova desenvolveu o projeto Educação Financeira, que tem como objetivo orientar a população dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a organizar as finanças pessoais. As ações começaram a ser divulgadas em junho.

O conteúdo oferece informações que ajudam as famílias a administrar o orçamento, além de promover o estímulo ao empreendedorismo.

As principais recomendações para a organização das finanças pessoais são divulgadas por meio de pílulas de Whatsapp e de uma cartilha digital, com dicas fornecidas pela consultoria Nautilos. Essas orientações abrangem desde as melhores maneiras para lidar com o orçamento doméstico, como listar despesas essenciais e gastos supérfluos a fim de alcançar o equilíbrio das contas, até os alertas para evitar as armadilhas do cartão de crédito e o endividamento.

 

A seguir, veja algumas das principais dicas e orientações:

 

Orçamento familiar

  • Faça o levantamento de todas as despesas domésticas e as receitas

  • Classifique as despesas obrigatórias (moradia, água, luz, telefone, alimentação, plano de saúde, vestuário, educação e transporte) e não obrigatórias (academia, TV a cabo, lazer, presentes)

  • Controle os gastos com as despesas obrigatórias e reduza ou mesmo suspenda as despesas não obrigatórias

  • Anote as despesas diariamente, preferencialmente após cada gasto: dia, despesa e valor gasto

  • Acompanhe os gastos constantemente, para certificar-se de que está conseguindo manter o orçamento

  • Busque fontes alternativas de renda

  • Procure manter-se atualizado e procure cursos de qualificação. Nesta época de quarentena muitas instituições estão oferecendo cursos on-line, diversos deles gratuitos

 

Dicas para reduzir gastos em casa

  • Faça uma revisão da parte hidráulica da casa para evitar desperdício

  • Desligue a luz em cômodos vazios e a TV quando ninguém estiver assistindo. Desconecte da tomada aparelhos que não estão sendo usados (o relógio do micro-ondas consome energia), evite o abre-e-fecha da geladeira

  • Altere o plano de telefonia (fixa e celular)

  • Ao sair para fazer compras no supermercado, faça uma lista dos produtos que estão realmente faltando para evitar compra por impulso

 

Cartão de crédito

  • Não utilize o cartão como complemento de renda. O que você comprou no cartão neste mês vai comprometer o orçamento do próximo mês (ou dos próximos, se a compra for parcelada)

  • Sempre pague a fatura integral para evitar entrar no crédito rotativo (que tem juros que ultrapassam os 300% ao ano)

 

Dívidas

  • Procure se manter dentro do orçamento doméstico para evitar o endividamento

  • Caso contraia dívidas no cartão de crédito e no cheque especial, que têm as maiores taxas de juros, negocie um empréstimo pessoal com condições mais favoráveis para liquidá-las

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: