Fundação Renova

Projeto De Associativismo E Cooperativismo Desenvolve De Negócios Na Bacia Do Rio Doce

Publicado em: 04/03/2022 Economia Local

Iniciativa desenvolvida em parceria com a DVF e PLAN Consultorias fortaleceu 15 empreendimentos no estado

Como forma de fortalecer o cooperativismo e o associativismo nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Fundação Renova criou o projeto de Desenvolvimento e Fortalecimento de Empreendimentos de Base Solidária (EBS) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ao todo, 20 empreendimentos foram apoiados pelo projeto, sendo 15 em Minas e 5 no Espírito Santo.

A iniciativa desenvolvida em parceria com as consultorias DVF e a PLAN ao longo de dois anos possibilitou a formalização e regularização dessas associações participantes e a capacitação dos membros em gestão e finanças, além de permitir a inserção delas no mercado e o aumento na geração de renda.

Inicialmente, as assistências foram realizadas de forma presencial. Contudo, com a pandemia, o trabalho com essas entidades aconteceu de maneira remota.

“As consultorias proporcionaram aos empreendimentos envolvidos, a partir de uma análise detalhada de suas principais fragilidades, conhecimentos em gestão, planejamento e visão de mercado. Proporcionaram a eles novas vias de atuação, aperfeiçoamento e oportunidades” diz o analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Kadio Aristide.

DVF Consultoria

Nos municípios de Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Linhares e Colatina, no Espírito Santo, as ações foram realizadas pela DVF Consultoria. Foram 1.760 horas de consultoria para nove Empreendimentos de Base Solidária (EBS); cerca de 176 associados; 44 oficinas ministradas; 176 horas de treinamento; 265 reuniões de planejamento, alinhamento e assistências; dez planos de negócios; 12 diagnósticos elaborados; e foram criadas logomarcas e redes sociais implantadas. Além disso, 100% das associações foram formalizadas e/ou regularizadas e R$ 27 mil foram investidos na aquisição de máquinas e materiais diversos.

“A partir da consultoria, a Associação de Mulheres Artesãs de Itueta (AMAI) conseguiu entender a necessidade de desenvolver relacionamento com o mercado, com clientes, de ampliar consumidores e potenciais parceiros. O trabalho desenvolveu tanto a parte do amadurecimento do coletivo quanto a regularização dos grupos”, diz Leyse Ferreira, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova.

Além da AMAI, outros Empreendimentos de Base Solidária (EBS) atendidos pela DVF no Vale do Rio Doce são: Associação dos Artesãos de Aimorés – Arte da Terra; Associação dos Catadores Unidos de Resplendor (ASCAURES) e Feira do Empreendedor, em Resplendor.

PLAN Consultoria

Ao todo, 11 EBSs dos municípios mineiros de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, Periquito e Governador Valadares foram atendidos pela PLAN Consultoria. Foram 1.068 pessoas impactadas direta e indiretamente; três empreendimentos formalizados; 190 horas de capacitações em 95 sessões, para sete EBSs; seis planos de negócios desenvolvidos; e quatro mídias sociais criadas.

No Vale do Rio Doce, as associações de pescadores se destacam entre os Empreendimentos de Base Solidária (EBS), atendidos pela PLAN: Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD), de Governador Valadares; Associação dos Pescadores de Rio Doce (ASPERDOCE), do município de Rio Doce e Associação dos Pescadores Ilheiros de Pedra Corrida (ASPIPEC), de Pedra Corrida, distrito de Periquito.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: