Fundação Renova

Projeto Cultivando para Pescar abre oportunidade de geração de renda na foz

Publicado em: 27/05/2019 Meio Ambiente, Atividades aquícolas e pesqueiras, Rio Doce

Quatro comunidades de Linhares vão receber iniciativa de aquaponia que atende a pescadoras e pescadores profissionais artesanais

As comunidades de Areal, Entre Rios, Povoação e Regência, em Linhares (ES), receberão o projeto de aquaponia Cultivando para Pescar. O objetivo é fomentar a geração de renda de pescadoras e pescadores profissionais artesanais. A iniciativa é uma parceria do IFES-Campus Piúma (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) e Fundação Renova.

O projeto terá aporte de mais de R$ 4 milhões feito pela Fundação Renova e duração de 24 meses. O contrato foi firmado após deliberações acordadas junto ao CIF (Comitê Interfederativo) e reuniões com as comunidades, em atendimento ao TTAC (Termo de Transação de Ajustamento de Conduta).

O sistema de aquaponia permite a integração da criação de peixes com o cultivo de hortaliças por meio do aproveitamento da água e do efluente (resíduo) da piscicultura, utilizados para irrigar as plantas. Dessa forma, os peixes criados em tanques e alimentados por ração liberam dejetos ricos em nutrientes, que podem ser bombeados para outra parte do sistema, onde estão as hortaliças. Assim, as raízes das plantas, cultivadas sem solo, retiram os nutrientes e purificam a água, que retorna por gravidade para o local onde são produzidos os peixes.

Cada comunidade vai receber seis sistemas coletivos de aquaponia. Ao todo, serão implantadas 24 unidades para a produção de tilápias e hortaliças. Também está previsto mais um sistema de controle, a ser implantado no IFES em Piúma.

A tilápia foi a espécie de peixe escolhida por apresentar ração comercial nutricionalmente completa, grande número de fornecedores de alevinos e outros insumos, compradores certificados do produto e a boa aceitação por parte do cliente final. O peixe também apresenta excelentes índices zootécnicos de conversão alimentar, sobrevivência, tolerância a intempéries climáticas e ganho de peso diário.

A líder do Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras da Fundação Renova, Camila Camilo, destaca a importância do projeto para as comunidades.

“Pretendemos estabelecer, na prática, uma forma de complementar a renda de pescadoras e pescadores que tiveram suas atividades impactadas. Essas comunidades terão uma nova atividade produtiva com capacitação e acompanhamento”, diz Camila Camilo.

Para a execução das atividades, será formado um grupo gestor, composto pela Renova, pelo corpo técnico do IFES de Piúma e representantes das comunidades beneficiárias, que fará reuniões trimestrais com o objetivo de discutir o desenvolvimento das ações e ajustes no projeto.

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: