Projeto apoiado pela Fundação Renova incentiva ginástica artística em Ipatinga

Publicado em: 30/11/2021 Edital Doce

Projeto Ginastas Verdes, desenvolvido pela Usipa, contou com recursos financeiros repassados pela Fundação Renova, por meio do Edital Doce

Em Ipatinga, no Vale do Aço, um projeto que ensina ginástica artística está estimulando crianças e adolescentes. É o Projeto Ginastas Verdes, desenvolvido pela Associação Esportiva e Recreativa Usipa, que oferece treinos na modalidade esportiva. Além de terem as aulas e treinos de ginástica artística, os alunos também participam de atividades de Educação Ambiental, nos quais aprendem noções de ecologia e cuidados com o meio ambiente, em especial o rio Doce. Dessa forma, o projeto alia a atividade física à formação de uma consciência ecológica, o que justifica o nome: Ginastas Verdes.

Cerca de 60 alunos participam do projeto que teve recursos financeiros repassados pela Fundação Renova, por meio do Edital Doce. Os repasses permitiram a aquisição de equipamentos para a prática da ginástica artística.

“O Edital Doce é uma iniciativa compensatória criada pela Fundação Renova para fomentar e apoiar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, e vai destinar na primeira edição, cerca de R$ 12,5 milhões para 228 projetos nos dois estados”, explica Daniela Terra, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.

Durante o período de execução do projeto, os alunos conheceram diversas modalidades, como ginástica de solo, ginástica artística, trampolim e movimentos iniciais. O projeto Ginastas Verdes também é uma iniciativa inovadora por, introduzir uma modalidade esportiva pouco difundida e praticada na região.

No último sábado (27), os alunos do Ginastas Verdes participaram do 3º Festival Usipa Liespe de Ginástica Artística. O evento contou com aproximadamente 105 ginastas com idade entre 4 e 15 anos. Todos os alunos receberam medalhas por participação. Outras informações estão no site da Usipa.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org