Produtores rurais recebem assistência técnica em quatro municípios capixabas

Publicado em: 23/06/2021 TTAC

Mais de 170 famílias residentes em comunidades rurais recebem os serviços de Ater em Linhares, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia

Produtores rurais de quatro municípios capixabas impactados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG) estão recebendo os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que vão auxiliar no processo de fortalecimento e retomada das atividades agropecuárias. Ao todo, mais de 170 famílias capixabas residentes em comunidades rurais atingidas de Linhares, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia serão atendidas.

Dados do Censo Agropecuário do IBGE (2017) indicam que a agricultura familiar é responsável por aproximadamente 70% dos alimentos produzidos no país e gera renda para 70% das famílias que vivem no campo.

As ações reparatórias de Ater darão suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias e à readequação ambiental nas propriedades rurais impactadas, bem como à aplicação de práticas sustentáveis de produção de alimentos e formas de conservação de solo e água.

As ações iniciadas em fevereiro deste ano tiveram de ser paralisadas no mês seguinte, por conta da pandemia de Covid-19, e foram retomadas em maio, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança para evitar a propagação do coronavírus.

Com o retorno das atividades, os produtores recebem consultorias técnicas especializadas para melhorarem a gestão das propriedades e tornarem suas formas de produção mais sustentáveis. O trabalho é realizado pela Plural Cooperativa Consultoria Pesquisa e Serviços, que foi selecionada por meio do edital Ater Sustentabilidade Capixaba.

“A instituição dará suporte aos produtores rurais, para melhorar a utilização dos recursos naturais e a produção agropecuária em cada imóvel rural, aliando o conhecimento técnico que possuem ao já tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais”, diz Raliston Becali, engenheiro de Uso Sustentável da Terra (UST) da Fundação Renova.

A iniciativa do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova atende à cláusula 125c do Termo de Transação e de Ajuste de Conduta (TTAC). Elas seguem as diretrizes e os princípios estabelecidos pela lei federal 12.188/2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org