Prefeitura e comissão legislativa visitam nova fase das obras da adutora em Governador Valadares

Publicado em: 30/04/2019

Nova frente de trabalho está concentrada na instalação de 2,3 km de tubos em área próxima ao aeroporto

A nova fase de execução da obra da adutora de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, contou com o acompanhamento dos Poderes Executivo e Legislativo municipais. Neste momento, duas frentes de trabalho, uma situada na rua Cícero Siqueira, no bairro Santa Rita, e outra em uma área entre a linha férrea e a pista do aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira, estão concentradas no assentamento de tubulações.

A adutora de Valadares terá 35 km de extensão, com a captação de água no rio Corrente Grande indo até o ponto de interligação com as Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade, nos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro, totalizando 37 km de rede de captação alternativa.

A licença ambiental para supressão vegetal na área urbana foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a autorização na área de servidão da ferrovia, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já a supressão no trecho rural, de aproximadamente 6 km, está em fase de licenciamento.

De acordo com Flávio Pires, líder da obra da adutora da Fundação Renova, a nova fase de instalação dos tubos ocorre dentro do previsto. “Estamos finalizando a instalação dos tubos no ramal do bairro Santa Rita e vamos iniciar a frente de instalação em outro trecho próximo, seguindo o cronograma de execução”, explica o engenheiro Flávio Pires.

Nesta fase, cerca de 100 trabalhadores atuam na execução dos serviços. Uma frente de trabalho está concentrada na conclusão da instalação de 300 metros de tubos no bairro Santa Rita. A segunda frente está trabalhando em área próxima ao aeroporto e atualmente conta com 500 metros de tubos já instalados, dos 2,3 km previstos para esse trecho. Em maio, uma terceira frente de trabalho iniciará com a instalação de 4 km de tubos em Baguari, distrito de Governador Valadares.

Desde o início da obra da adutora, em julho do ano passado, o compromisso da Fundação Renova é dar seguimento aos trabalhos e cumprir o prazo estabelecido no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) para a entrega da adutora.

“A chegada dos tubos a partir de novembro de 2018 possibilitou que pudéssemos ajustar o projeto e, dessa forma, garantir a sequência dos trabalhos. A entrega da adutora, após os testes e a operação assistida, será em março de 2021”, diz o engenheiro Flávio Pires.

Três pátios de tubos e dois canteiros de obras foram montados e já receberam mais de 2.800 tubos, o equivalente a 19,6 km de extensão, necessários para garantir a continuidade dos serviços sem interrupções. Inicialmente, os tubos foram recebidos em um local junto a um posto de combustíveis no bairro Planalto. Depois, os três pátios passaram a receber os tubos, na região urbana de Governador Valadares: um na BR-116, na altura do bairro Atalaia, outro no Distrito Industrial, próximo ao aeroporto, e o terceiro, na margem da BR-381, pouco depois de Baguari.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.