Povoação recebe Festival Gastronômico na Festa do Robalo

Publicado em: 09/10/2019 Cultura e Lazer

São três dias evento, que começa nesta sexta-feira e preserva a tradição e cultura locais

A comunidade de Povoação, em Linhares (ES), recebe, a partir desta sexta-feira (11), o Festival Gastronômico da Foz do rio Doce, dentro da tradicional Festa do Robalo. As atividades acontecem na área de eventos da praia.

O evento, que segue até o domingo (13), é um espetáculo de muitos sabores, música, dança e alegria que visa fomentar a cultura, o turismo e a economia do balneário. A programação conta com apresentações musicais e concurso de gastronomia.

O festival é realizado pela Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares e a Fundação Renova.

Nesta edição do festival, 20 comerciantes locais participarão do evento e seis deles vão disputar o concurso de gastronomia.

No último final de semana, os participantes do concurso do Festival conheceram suas madrinhas, que irão acompanhar e auxiliar em todo o processo de preparo dos pratos participantes do concurso. Foi o momento de aproveitarem para a troca de experiências e informações.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, destaca a importância do evento na comunidade. “A Festa do Robalo é uma das mais tradicionais do distrito de Povoação. Mobiliza não só os pescadores, mas toda a comunidade, a fim de manter a tradição e a cultura locais”, diz.

Programação do Festival Gastronômico da Foz do Rio Doce Festa do Robalo

20h – Som de Fogueira

22h – Henrique

00h – Encerramento

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.  A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.