Povoação recebe etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding

Publicado em: 07/11/2019

Atletas de todo o país vão competir no evento, que terá premiação de mais de R$ 30 mil e passagens aéreas para o Chile

As ondas da praia de Povoação, localizada a cerca de 36 quilômetros de Linhares, no norte do Espírito Santo, serão o palco principal do Povoação Bodyboarding Festival, que faz parte da 4ª etapa do Circuito Brasileiro. O evento acontece de 7 a 10 de novembro.

O festival reunirá competidores para as disputas nas categorias Profissional Masculino e Feminino, além das amadoras do Open Masculino e Feminino, Master Masculino e Sub-16 Masculino.

O evento oferece premiação de mais de R$ 30 mil e duas passagens aéreas para o Chile para as categorias profissionais, além de vários prêmios para as demais categorias, como pranchas, nadadeiras e kits.

O circuito organizado pela Associação de Bodyboarding de Povoação, em parceria com a Fundação Renova e o apoio da Prefeitura de Linhares, tem a supervisão da Federação de Bodyboarding do Estado do Espírito Santo (Febbees) e a Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).

Já foram confirmadas as presenças de atletas capixabas e dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para Allexsandro Eduardo Pratti, membro da Associação de Povoação e um dos organizadores do evento, a expectativa para a realização do circuito é positiva. “Este será o último evento do ano e uma das etapas mais importantes para ficar marcada na história do nosso Estado. Já temos mais de 120 atletas inscritos de todo o país e os hotéis já estão começando a ficar ocupados com a chegada deles e dos turistas”, diz Pratti.

Uma das atletas participantes é a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, que está em segundo lugar na disputa da categoria profissional feminino.

“É um prazer voltar a Povoação. Nesta minha carreira vitoriosa, só estive uma vez lá, quando era da categoria amadora. Tenho vários amigos no local e sempre recebo fotos das ondas. Estou disputando o meu 10º título brasileiro, sendo um da categoria amadora e o nono da profissional. Também temos capixabas que estão competindo em todas as categorias e, com essa etapa aqui, vamos poder mostrar as belezas do nosso Estado para vários atletas também”, diz a atleta.

Neymara Carvalho contou que hoje sua maior motivação é competir junto com a filha, Luna Hardman, de 13 anos, que está em primeiro lugar na categoria Open Feminino.

“Minha filha é a atual campeã brasileira e está em busca do bicampeonato. Com todo o respeito às adversárias, mas gostaria de ganhar o título junto com ela. Será um marco na minha vida disputar juntamente com a Luna um campeonato no Espírito Santo e, quem sabe, conseguirmos ser campeãs juntas”, completou.

Turismo

A cabeleireira e dona da Pousada Luz do Rio, Mary de Fátima Castro Silva, de 58 anos, disse que todos os dormitórios já estão ocupados por conta do evento.

“Inaugurei a pousada há dois meses e ela já está totalmente ocupada, inclusive de atletas que vão participar do evento. Depois de reformar o espaço, que era de uma casa de aluguel, transformei o local em uma pousada para ter uma renda extra e já estou começando a colher os frutos desse investimento. Espero que mais eventos como esse possam movimentar a nossa vila”, afirma Mary Castro.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcante, destaca a importância da parceria ao evento.

“A parceria é fundamental para o fomento do esporte, que tem um grande potencial de desenvolvimento na região, e a retomada da atividade turística na foz do rio Doce, com a geração de renda e oportunidades para toda a comunidade.”

Evento: Povoação Bodyboarding Festival

4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding

Data: 7 a 10 de novembro

Local: Praia de Povoação

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.  A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.