Fundação Renova

Parceria com assentamentos estimulam a fruticultura em Tumiritinga, Periquito e GV

Publicado em: 02/09/2022 Projeto Agroecológico

Ação faz parte do Projeto Agroecológico de Implementação da Cadeia Produtiva da Fruticultura em áreas de assentamentos de reforma agrária da bacia do rio Doce

Por meio da parceria com a Cooperativa Camponesa Central de Minas Gerais (Concentra), a Fundação Renova entregou, nesta semana, kits compostos por caixas d’água, mangueiras, bombas para irrigação, entre outros, para 86 famílias que participam do Projeto Agroecológico de Implementação da Cadeia Produtiva da Fruticultura. Os kits foram distribuídos nos assentamentos Liberdade, Terra Prometida, Águas da Prata I, Águas da Prata II e 1º de Junho, na região dos municípios de Tumiritinga e Periquito.

“Esta parceria está contribuindo para revitalização de forma ampla – ambiental, produtiva, econômica, social e cultural -, nos assentamentos da reforma agrária atingidos, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas de frutíferas adaptadas à região do Vale do Rio Doce, e também por meio de incentivo à produção, promoção ao cooperativismo, conscientização e qualificação dos produtores e beneficiamento da matéria-prima gerada”, ressalta Ana Lage, coordenadora do Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova.

O fomento produtivo para as 156 famílias dos cinco assentamentos está sendo estimulado com a ocupação de 70 hectares de pomares em Tumiritinga e Periquito. O planejamento é para que as outras 70 famílias que participam do Projeto Agroecológico recebam os kits a partir do mês de setembro, quando está previsto também o início do plantio, adubação de cobertura e tratos culturais.

“A Fundação Renova também está implementando um projeto produtivo de uma agroindústria no assentamento Oziel Alves Pereira, em Governador Valadares, para beneficiamento de frutas. Será uma agroindústria de despolpa de frutas, com o objetivo de ter duas linhas de montagem: minimamente processados e beneficiamento para se obter polpa de frutas”, explicou Ana Lage.

PARCERIAS

Por meio de parcerias com cooperativas e centros de formação que atuam em assentamentos de reforma agrária ao longo da bacia do rio Doce, a Fundação Renova está promovendo ações compensatórias com o objetivo de estimular a revitalização do passivo ambiental na bacia do rio Doce e fomentar a produção agroecológica, em regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

Dentre as ações, está o Projeto Agroecológico de implementação da Cadeia Produtiva da Fruticultura em áreas de assentamentos de reforma agrária da bacia do rio Doce. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrado nos assentamentos localizados na bacia do rio Doce, por meio da organização dessa cadeia produtiva da fruticultura, proporcionando uma diversificação no plantio e aumento na geração de renda. O projeto de fomento produtivo prevê beneficiar cerca de 160 famílias”, destaca Ana Lage.

As ações previstas vão desde a implantação de unidades de produção de frutas, diagnósticos individuais para se levantar as demandas, cursos de capacitação e troca de experiências, organização da comercialização e logística dos produtos até a construção de uma agroindústria para o beneficiamento e agregação de valor ao produto final, fazendo assim ações para trazer mais desenvolvimento para esse ciclo produtivo na bacia do Rio Doce.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: