Palestra em Bugre (MG) alerta estudantes para o vício em álcool e drogas

Publicado em: 17/06/2019

Apresentação acontece na quarta-feira (19) como parte da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas

Um ciclo de palestras promovido pela Fundação Renova está orientando pais e filhos sobre as dificuldades geradas pela dependência química e alertando para a importância das conversas em família para evitar o envolvimento dos jovens com as drogas.

Na próxima quarta-feira (19), a assistente social Karla França Custódio vai ministrar uma palestra abordando o tema para estudantes com idade entre 12 e 18 anos da Escola Estadual Jaime Mafra em Córrego do Rio Branco, comunidade do município de Bugre, no Vale do Aço. A iniciativa faz parte da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas.

“Nesta escola, o foco está nos estudantes. Vamos trabalhar a prevenção ao uso do álcool e outras drogas, o cuidado, o conhecimento para que esses alunos não entrem nesse mundo. Além disso, vamos explicar quais são os tipos de drogas e como oferecer ajuda, tratamento a algum familiar que esteja enfrentando o problema”, diz a assistente social da Fundação Renova.

Em maio, a Fundação Renova promoveu uma palestra em Plautino Soares, distrito do município de Sobrália, no Vale do Rio Doce, em parceria com a Estratégia Saúde da Família Olívio Rodrigues da Costa. Na ocasião, além dos alunos da Escola Municipal Leopoldina da Silveira, os pais puderam assistir à palestra sobre prevenção ao uso de álcool e drogas.

Segundo Karla Custódio, os pais têm papel fundamental no momento de perceber a atitude dos filhos e evitar que os adolescentes se envolvam com as drogas. “Orientamos os pais para que busquem o conhecimento a respeito das drogas e os efeitos delas no organismo e voltem a ter diálogo com os filhos, passando para eles as informações”, diz a assistente social.

A analista do diálogo da Fundação Renova, Sofia Lorena Vargas Antezana, destaca que as palestras sobre prevenção ao uso de álcool e drogas é uma solicitação de diretoras e professoras das escolas.

“Recebemos relatos de aumento no consumo de álcool e drogas, inclusive por parte de pais de alunos. Isso gera violência doméstica e causa danos para a saúde mental dos envolvidos. Esse tipo de evento orienta, conscientiza e alerta para os riscos no uso de álcool e drogas. Com as palestras, buscamos o envolvimento de todos para promover esse combate: estudantes, pais, professores e diretores”, diz Sofia Antezana.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.