Oportunidade de estímulo para economias locais

Publicado em: 20/06/2017 Ciclo de Palestras

Empresários de cidades mineiras atingidas pelos rejeitos da barragem de Fundão, de Mariana, se cadastram para prestar serviços para a Fundação Renova

Empresários ansiosos por novas oportunidades, diante da crise econômica que atinge o país, participaram nesta semana de iniciativas da Fundação Renova – que pretende capacitar e cadastrar possíveis fornecedores para executar os trabalhos de reparação nas cidades impactadas pelos danos relacionados ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015.

Na sexta-feira, 09 de junho, na cidade histórica, mais de 300 pessoas assistiram palestras e esclareceram suas dúvidas, com o objetivo de participar do processo. A expectativa de público foi superada e novo evento da Renova foi marcado para a próxima terça-feira, no município. Ações semelhantes também mobilizaram o empresariado de Barra Longa, na quarta-feira, e Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, na quinta-feira.

O trabalho de reconstrução, que deve movimentar R$ 4,6 bilhões em Minas Gerais até 2020, requer empresas locais preparadas para atender essa demanda de produtos e serviços. Pelo menos 3,8 mil empregos serão gerados na região de Bento Rodrigues a Santa Cruz do Escalvado. “A nossa expectativa é que através do estímulo a contratação local sejam gerados novos empregos, diminuindo assim o alto índice de desemprego e dando um alívio a nossa economia”, afirma Geraldo Carvalho, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam). Ele acredita que a região conta com empresas de diversos ramos capazes de atender as demandas da Renova.

Para garantir que recursos impulsionem economia local, a Fundação Renova vai capacitar e preparar micro e pequenos empreendedores para serem fornecedores de produtos e serviços. “As pessoas têm que entender que nada cai do céu. É preciso investir no aperfeiçoamento da equipe para depois não reclamar que está de fora. Se, realmente, 40% de tudo que foi agendado e prometido se cumprir, será a redenção de Mariana. Veremos nascer uma nova cidade”, avalia o empresário José Eustáquio Elias “Tati”, proprietário da rede de combustíveis Shell Inconfidentes. Em sua opinião, as condições oferecidas pela Renova estão sendo bem claras. “As cartas estão na mesa”, avaliou o empresário, que está disposto a participar do processo.

Para o prefeito de Mariana, Duarte Junior, a expectativa é grande. “Teremos muitas obras e queremos ajudar nossos empresários a superar esse momento difícil com oportunidades de prestar serviços. Foi uma reunião extremamente importante, com auditório lotado, e nela foi possível perceber a grande expectativa do empresariado do município”, observou. “É com oportunidades que vamos fazer Mariana superar esse momento difícil de cabeça erguida”, reforçou.

As palestras de estímulos às economias locais são realizadas pela Renova em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Federação das Indústrias do Estado (Fiemg), o Serviço Nacional da Indústria (Sine), as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) locais e as associações comerciais dos municípios. Essas entidades participam eventos com funcionários que atuam como consultores, para esclarecer dúvidas e facilitar a estruturação das empresas interessadas nos processos da fundação.

“Os empresários estão engajados, dispostos a cumprir as etapas e melhorar o seu negócio. A consequência natural do estímulo à economia local é, se não a geração de novos empregos, pelo menos, a manutenção dos atuais. O principal desafio é qualificação da mão de obra e o treinamento do empresariado” afirma o gerente geral de micro e pequenas empresas do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Segundo ele, a Renova tem dado o apoio necessário e mostrado os caminhos. “E nós, do BDMG temos acompanhamos de perto para entender as realidades locais, oferecendo crédito ao empresariado, que é o principal produto que nós temos”, explicou.

A premissa da Fundação é utilizar 70% da mão de obra da própria região, além de destinar 50% do valor investido em contratações de empresas locais. “Acredito que se a gente aproveitar essa capacitação que a Renova nos oferece, vamos nos tornar não apenas um fornecedor da Fundação, mas teremos competitividade para nos apresentar a outras grandes empresas”, observou o empresário Waldir Ramos, da Incorpori, do setor de construção civil.

Nos eventos promovidos nesta semana nas cidades mineiras também houve o cadastramento das empresas. A ideia é formar um banco de fornecedores locais para os processos de compras e contratações da Fundação. “Essas medidas têm o objetivo de garantir que os recursos investidos fiquem nas cidades impactadas e sejam revertidos em desenvolvimento econômico”, ressalta o líder do programa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova, Paulo Rocha. Ele comemorou o sucesso do encontro de Mariana e informou que edição extra foi preparada para terça-feira, dia 13, às 8h, no Centro de Convenções do município. A data extra será necessária para atender aqueles que não conseguiram participar do evento na sexta-feira.

“A expectativa do empresariado é alta, a gente vive um cenário de crise global, agravado na região de Mariana, mas acreditamos que a Fundação Renova, que é uma instituição que tem a possibilidade de estabelecer uma relação diferente com o seu fornecedor, poderá ajudar no reaquecimento da economia, cabe aos municípios e ao empresariado local aproveitar a oportunidade”, disse Paulo Rocha.

Emprego

A Fundação Renova realizou um mapeamento ao longo da bacia do Rio Doce, que traçou o perfil, as vocações e as potencialidades econômicas de cada cidade, de Mariana (MG) a Regência (ES). As cidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão estão recebendo as ações de reparação desenvolvidas e executadas pela Fundação Renova.

Esse trabalho de reconstrução prevê a geração de 6 mil empregos diretos até 2020 nos dois estados, a partir de investimentos de cerca de R$ 3,5 bilhões, que deverão alavancar a economia local com o desenvolvimento de novos negócios e geração de renda. Esse valor, somado à movimentação na cadeia de abastecimento, deve chegar à casa dos R$ 6 bilhões. Se for levada em conta toda a movimentação da rede de fornecedores, a expectativa é de que sejam geradas cerca de 15 mil oportunidades de trabalho. Os investimentos serão em ações de reassentamento, recuperação de nascentes, manejo de rejeitos, reflorestamento e tratamento de água e esgoto.

Esse trabalho abre espaço para novos negócios. O mapeamento indica que setores como construção civil, meio ambiente e reflorestamento, agronegócio, comércio e serviço têm forte potencial de desenvolvimento. Para capacitar a mão de obra, a Fundação Renova firmou parceria com o Senai para fornecer cursos de capacitação gratuitos. Na região de Mariana, por exemplo, esse trabalho de parceria já foi iniciado.

Mapeamento

– A Fundação Renova, entidade autônoma e independente que está à frente das ações de reparação, realizou um mapeamento ao longo da bacia do Rio Doce sobre economia local e geração de emprego e renda;

– O mapeamento dividiu a área impactada, de Minas Gerais ao Espírito Santo, em três regiões, definidas pela similaridade de perfil econômico:
Região 1: Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce
Região 2: Ipatinga, Belo Oriente, Governador Valadares, Naque, Tumiritinga, Resplendor, Aimorés, Conselheiro Pena e outras cidades próximas
Região 3: Espírito Santo (Baixo Guandu, Marilândia, Colatina e Linhares);

– Negócios em potencial nos próximos anos:

• Construção civil: construção predial, terraplanagem, infraestrutura, redes de água e esgoto, engenharia de projetos;
  • Metalmecânico: fabricação de estruturas metálicas, caldeiraria, fabricação de tanques, silos e tubos, retífica de motores e manutenção de veículos;
  • Meio ambiente e reflorestamento: serviços de gestão e controle ambiental, reflorestamento, reciclagem;
  • Agronegócio: produção de alimentos (fruticultura, hortaliças), pecuária (corte e leite);
  • Comércio: material de informática, papelaria, peças para automóveis, pneus, farmácia, material de escritório, material de construção, adubos, mudas e cercamentos, uniformes e EPI’s;
  • Serviço: hotelaria, refeições, qualificação profissional, serviços ambientais (monitoramento transporte de resíduos, paisagismo e jardinagem), saúde, gráfica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas pesadas e transporte rodoviário;
  • Turismo: turismo de negócios, turismo de lazer e turismo ecológico.

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.