Oficina de educação financeira orienta profissionais de Assistência Social e Educação

Publicado em: 05/06/2019

Formação auxilia a lidar com consumo, tomadas de decisão e gestão de renda e vai acontecer em 35 municípios do Estado de Minas Gerais

Profissionais da Assistência Social e Educação de 35 municípios da bacia do rio Doce vêm participando de oficinas de educação financeira, uma iniciativa do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF). O objetivo é oferecer orientações sobre planejamento financeiro e a gestão de finanças pessoais nas 35 localidades de Minas Gerais atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

Nesta segunda-feira (3), a oficina de educação financeira aconteceu em Ipaba, no Vale do Aço, para profissionais da Assistência Social. No sábado (1º), a oficina foi realizada no mesmo município para profissionais da Educação. Além de Ipaba, a oficina já foi realizada em Barra Longa, Caratinga, Mariana, Rio Doce, Rio Casca e Santana do Paraíso.

Ao todo, cerca de 300 profissionais da Assistência Social e Educação já participaram dos cursos, entre eles, Luiz Carlos, professor de matemática na Escola Estadual Emília Cabral Mota, em Ipaba. Ele destacou a importância da conscientização da população sobre o planejamento financeiro.

“A palestra trouxe informações que não tínhamos, no sentido de orientarmos nossos alunos e seus familiares sobre como desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas a respeito de finanças e consumo”, afirmou Luiz Carlos.

Marcelina Eliene Celso Coutinho é formada em economia doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e há quase sete anos trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Rio Casca. Ela afirmou que a oficina vai contribuir para uma melhor gestão da vida financeira dos participantes.

“Não apenas para nós, como funcionários do CRAS, que gerirmos os nossos recursos financeiros e que muitas vezes são muito limitados, mas também para as famílias que atendemos. Muitas são vulneráveis e não sabem lidar com seus recursos e benefícios. Por isso, ao ter acessos a essas informações da oficina, eles poderão gerir melhor suas finanças e melhorar a qualidade das suas vidas”, afirma Marcelina Coutinho.

Glaziane Silva, analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, explica como surgiu a iniciativa das oficinas de educação financeira: “A proposta das oficinas de educação financeira é uma ação que surgiu da articulação do Programa de Proteção Social com o Programa de Indenização Mediada, a partir da perspectiva de indenização assistida, a fim de orientar às famílias atingidas sobre planejamento financeiro no processo de retomada de suas atividades”.

Izabelly França, que também atua como analista do Programa de Proteção Social e Saúde, fala da importância das oficinas para os técnicos de Assistência Social e Educação dos municípios mineiros: “Elas contribuem com o desenvolvimento de atividades nessas duas áreas [Assistência Social e Educação], no fomento da temática nos municípios onde há comunidades impactadas pelo rompimento da barragem”.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.