Fundação Renova

Obras de prevenção vão evitar alagamento nas margens do rio Pequeno

Publicado em: 14/08/2018 Período Chuvoso

Intervenções irão aumentar vazão no canal construído no barramento que impede o contato das águas da lagoa Juparanã com o rio Doce 

A região da lagoa Juparanã vai passar por intervenções para enfrentar o próximo período chuvoso com segurança. As medidas de prevenção analisadas pela Fundação Renova, juntamente com os órgãos públicos e a Defesa Civil, incluem obras para reduzir o nível da água e a elaboração de um plano de contingência. 

Desde a abertura do canal entre o rio Pequeno e o rio Doce, em abril de 2018, o nível da lagoa Juparanã, que ocupa uma área de 64 quilômetros quadrados, em Linhares, vem baixando gradualmente, mas ainda está acima do normal. O próximo período chuvoso pode agravar essa situação.

Como prevenção, o fundo do canal será rebaixado a fim de aumentar a vazão dos atuais 15 metros cúbicos para 100 metros cúbicos por segundo.

Propostas

Entre as ações previstas está a elaboração conjunta de um plano de contingência. No documento será prevista, caso necessário, a remoção temporária de 47 famílias que vivem na margem esquerda do rio Pequeno, o que depende de avaliação da Defesa Civil. A realocação é uma medida de precaução máxima para que essas pessoas fiquem em segurança durante as obras e até o fim do período chuvoso, previsto para março de 2019.

A Fundação Renova assegura que, caso haja a necessidade de remoção, as famílias serão comunicadas, orientadas e acolhidas em todas as suas necessidades e demandas, e poderão escolher onde será a moradia provisória. A instituição vai trabalhar para garantir que a rotina das pessoas seja preservada o máximo possível.

Também será feita uma vistoria cautelar, para identificar a condição atual das residências. A Fundação Renova vai garantir a segurança patrimonial de todas as propriedades e dos bens dos moradores.

Comerciantes locais ainda poderão optar por receber ressarcimento por lucro cessante ou transferir seu ponto para outra instalação.

Os Canais de Relacionamento da Fundação Renova estão preparados para responder a dúvidas e atender a necessidades individuais. O contato pode ser feito pelo número gratuito 0800 031 2303, de segunda a sábado, das 8h às 20h, e, presencialmente, no Centro de Informação e Atendimento (CIA) de Linhares (av. Augusto Pestana, 1390, loja 5, no Centro), das 8h às 17h. 

Entenda a situação

O barramento provisório no rio Pequeno, em Linhares, foi erguido emergencialmente para proteger a lagoa Juparanã da passagem do rejeito pelo rio Doce, em 2015. Apesar de temporário, o barramento permaneceu instalado, por força de seguidas determinações judiciais, o que vem agravando a ocorrência de alagamentos, já habituais na região. Diante disso, a Fundação Renova reforçou o monitoramento e os alertas às autoridades sobre os riscos apresentados, e está trabalhando em ações de curto e médio prazos para a solução da situação. 

Medidas extras 

A Fundação vem tomando uma série de providências para resolver os problemas que surgiram desde o barramento. Entre os meses de janeiro e junho de 2018, uma balsa navegou os 10 km de extensão do rio Pequeno para recolher a vegetação aquática, que cresceu excessivamente em função do acúmulo de matéria orgânica e esgoto, e os peixes mortos por causa da falta de oxigênio. Os peixes vivos foram resgatados e aeradores foram instalados para melhorar a oxigenação da água. 

Uma bomba que faz a drenagem sanitária de 670 litros por segundo é mantida em regime contínuo (24 horas por dia), com o objetivo de reduzir o acúmulo de material orgânico (oriundo do esgoto lançado) e a proliferação das plantas aquáticas. 

O barramento também será reforçado e as margens protegidas até a ponte. Além disso, um sistema de monitoramento para controlar a vazão e o nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno já foi instalado.


Compartilhar: