Trabalhos de instalação dos tubos no local começam nesta quarta-feira (14); previsão é que o cruzamento seja liberado até dia 18
A obra da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água no rio Corrente Grande vai passar pelo cruzamento da avenida JK com a avenida Pecuarista Carlos Machado Rangel, na via de acesso ao bairro Castanheiras e aeroporto da cidade. Os trabalhos para a instalação dos tubos no local começam nesta quarta-feira (14). A previsão é que o cruzamento seja liberado até o próximo domingo (18).
Durante os quatro dias de atividade será feita a escavação da rua, instalação da tubulação, tratamento das interferências e pavimentação asfáltica da via. Durante a intervenção, haverá sinalização e profissionais no trecho da obra, orientando os motoristas e disponíveis a tirar dúvidas, solucionar problemas e dialogar com a comunidade, além da presença de agentes de trânsito.
“A interdição se faz necessária para a instalação de uma tubulação em aço carbono sob o pavimento, com o objetivo de dar andamento à implantação da adutora que vai fornecer ao Município uma nova captação de água no Rio Corrente Grande. No local será realizado atividades referentes a montagem de tubulação enterrada. Para isso será necessário interditar a via, demolir o revestimento asfáltico, efetuar escavação de vala e montagem de tubulação. Em seguida será realizada o aterramento e recomposição da pavimentação”, explica o gestor de obras da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo.
Adutora
A instalação dos tubos da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande atingiu a marca de 37 quilômetros concluídos. A extensão total da obra é de 38 quilômetros e haverá três ramais interligando a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa.
A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora. As atividades também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org