Fundação Renova

Obras da adutora de Governador Valadares avançam com segunda frente no Vila Bretas

Publicado em: 15/03/2021 Infraestrutura

Além das intervenções na Lincoln Byrro, tubulação é instalada na avenida Rio Doce, no bairro São Paulo

A instalação dos tubos da nova adutora de Governador Valadares começou neste mês de março na rua Lincoln Byrro, na Vila Bretas. Agora, duas frentes de trabalho estão em andamento no trecho urbano. Além da Lincoln Byrro, há tubulação sendo instalada na avenida Rio Doce, no bairro São Paulo – dois quarteirões já foram concluídos. 

Atualmente, cerca de 500 metros de tubulação foram instalados no trecho urbano, somando-se aos 12 quilômetros concluídos em toda a extensão da obra, que tem um total de 35 quilômetros.

Na zona rural, importantes etapas também foram finalizadas, como a estrutura das travessias sob a linha férrea, e outras estão em andamento. A nova captação tem a liberação para captação pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e previsão de entrega das obras é para 2021.

A adutora vai fornecer a Governador Valadares uma nova captação de água no rio Corrente Grande. Em operação, ela terá capacidade de aportar, quando necessário, até 900 litros de água por segundo nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Central, Santa Rita e Vila Isa. Essa é praticamente a mesma quantidade (900 l/s a 1.200 l/s) que é retirada do rio Doce atualmente pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). 

“Essa nova fonte de água vai trazer mais segurança hídrica ao município, diminuindo possíveis transtornos com falta de água, e atender, assim, a uma demanda antiga da população. Além disso, a obra está gerando emprego e renda para a cidade. Ao longo de 2021, ela vai alcançar o pico de 550 trabalhadores, com prioridade para contratação local. Hoje, cerca de 300 já foram mobilizados”, afirma Fredy Brito, gestor de Projetos e Obras da Fundação Renova.

A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora. As atividades também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo SAAE.

A obra segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus. Todas as atividades em campo seguem medidas de segurança, como aferição diária da temperatura dos colaboradores, distância mínima de 2 metros, uso obrigatório de máscaras e distanciamento dos moradores e pedestres.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

(33) 99960.3676

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: