Nova fase da obra da adutora tem início na zona urbana de Governador Valadares

Publicado em: 25/01/2021 Infraestrutura

Intervenções começam pela avenida Rio Doce, no bairro São Paulo; moradores estão sendo informados sobre mudanças na rotina

As obras de construção da nova adutora de Governador Valadares chegam, a partir desta segunda quinzena de janeiro, à zona urbana. A adutora vai fornecer ao município mais uma captação de água, no rio Corrente Grande, a fim de levar mais segurança hídrica e contribuir com a geração de emprego e renda.

As obras começam pela avenida Rio Doce, após a ponte do São Raimundo, no bairro São Paulo. A partir de fevereiro, serão três frentes de trabalho atuando de forma simultânea em diferentes trechos para agilizar a conclusão das atividades. Além da avenida Rio Doce, no bairro São Paulo, haverá pontos em obras nas ruas Lincoln Byrro e Dona Zulmira Pereira da Silva, nos bairros Vila Bretas e São Paulo, respectivamente.

Para amenizar os transtornos, a população local está sendo informada sobre as mudanças na rotina que ocorrerão ao longo da obra. Para esclarecer dúvidas e solucionar eventuais problemas, a Fundação Renova terá um canal direto de comunicação.

A obra segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus. Todas as atividades em campo seguem medidas de segurança, como aferição diária da temperatura dos colaboradores, distância mínima de 2 metros, uso obrigatório de máscaras e distanciamento dos moradores e pedestres.

Além dos pontos em obras no trecho urbano, há frentes de trabalho em andamento na zona rural — como a instalação da tubulação, a construção da linha de transmissão (energia elétrica) e as travessias sob a linha férrea. Já a obra na área da nova captação de água no rio Corrente Grande está na fase de infraestrutura e preparação do terreno, e a construção tem início previsto para o primeiro semestre deste ano. A obra da adutora é supervisionada pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Segurança hídrica

A construção da adutora de Governador Valadares é uma ação reparatória e compensatória da Fundação Renova para fornecer ao município uma nova captação de água no rio Corrente Grande, para abastecer as Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Vila Isa e Centro. A adutora terá capacidade de gerar 900 litros de água por segundo, trazendo mais segurança hídrica ao município.

A obra é conduzida pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), que atua em toda a extensão da adutora, e também pelas empresas Praeng Engenharia e Remo Engenharia, que realizam intervenções na zona rural. As contratações seguiram uma rigorosa análise da capacidade técnica, saúde financeira e integridade, de forma a permitir uma entrega com qualidade, agilidade e rigor técnico. Atualmente, a adutora tem 12 quilômetros de tubos instalados e importantes trechos finalizados, como o túnel para travessia dos tubos sob a BR-381.

Os tubos são fornecidos pela empresa Saint-Gobain, reconhecida mundialmente como fabricante de tubulação de qualidade. A Fundação Renova acompanha todas as frentes da obra — que segue rígidos protocolos para garantir a segurança da comunidade e dos trabalhadores.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org