Moradores de Resplendor visitam obras do novo sistema de abastecimento de água

Publicado em: 19/02/2020

As visitas guiadas têm como objetivo apresentar o que foi feito no município, além de tirar dúvidas da população

Em Resplendor, as obras que visam fornecer uma captação alternativa ao município terminaram. Para que a população conheça de perto o que foi feito, a Fundação Renova está realizando visitas guiadas pelo novo sistema de abastecimento de água. A primeira aconteceu no dia 12 de fevereiro e contou com a participação de vereadores, comerciantes e outros representantes da comunidade.

“As visitas são realizadas pela equipe de Diálogo, com o apoio das áreas de infraestrutura e do programa Melhorias no Abastecimento de Água. O objetivo é disseminar informações sobre as obras, além de esclarecer dúvidas sobre os poços, que estão prontos para começarem a operar”, explica Rafaela Coelho Sexto Alexandre, analista de Diálogo Social da Fundação Renova.

O produtor audiovisual, Gessimar Medeiros, que mora em Resplendor, foi uma das pessoas que participou da atividade. “O que foi apresentado é uma estrutura especial, que nuca tivemos na cidade. A captação é muito grande, toda tecnológica, e o local onde será feito o tratamento é sensacional. Eu acredito que essas informações têm que ser passadas para a população, porque, eu cheguei lá um pouco chateado, mas saí tranquilo. Vi que nem tudo depende da Renova, mas sim de outros órgãos competentes. Fiquei muito satisfeito”, conta.

A previsão é que outras visitas aconteçam nos próximos meses. Para participar, os moradores devem se inscrever no Centro de Informação e Atendimento (CIA) de Resplendor, localizado na Rua Morais de Carvalho, número 831, sala 4, Centro. As datas e horários serão definidas e comunicadas com antecedência aos interessados.

Obras em Resplendor

Este ano, as obras da captação alternativa de Resplendor foram finalizadas. Com isso, o município passa a ter uma nova fonte de água, vinda de dois poços que estão a mais de 120 metros de profundidade.

Em breve, a Fundação Renova vai iniciar a chamada operação assistida junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Nesse período, as duas instituições operam o sistema de captação e tratamento em conjunto, a fim de verificar se tudo está funcionando corretamente.

Além da revitalização e interligação dos poços, a Fundação Renova construiu uma estação elevatória e uma adutora para levar água até a estação de tratamento de água (ETA) do município, que também recebeu melhorias e novos equipamentos. Essas ações realizadas na ETA vão permitir um tratamento individualizado da água dos poços, paralelo ao tratamento principal, garantindo que as águas sejam tratadas de acordo com suas características.

Conheça mais detalhes sobre as obras: https://www.youtube.com/watch?v=xRVACQ1qsOA