Moradores de Linhares iniciam aulas de capacitação profissional na foz

Publicado em: 22/12/2021 Linhares

Cursos, com duração de 90 dias, estão em andamento em três turmas nas comunidades de Regência e Povoação

Moradores das comunidades de Regência e Povoação, em Linhares (ES), iniciaram, na primeira semana de dezembro, as aulas dos cursos de assistente administrativo e almoxarife, oferecidos, gratuitamente, à população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

A ação é uma iniciativa da área de Empreendedorismo e Contratação Local da Fundação Renova, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), e tem como objetivo capacitar os participantes, seguindo a legislação, processos operacionais e normas técnicas e de qualidade exigidas nas atividades.

Para as duas modalidades dos cursos foram ofertadas 75 vagas. Atualmente, estão abertas três turmas, sendo duas em Povoação, para os cursos de assistente administrativo e almoxarife, e uma turma em Regência, para o curso de almoxarife. Os cursos são realizados de forma presencial no período noturno nas duas comunidades. As aulas terão carga horária de 160 horas e duração de três meses. Ao final do curso, haverá entrega de certificado de conclusão.

“As capacitações profissionais ampliam as oportunidades para que os adultos e jovens, a partir de 16 anos, ingressem no mercado de trabalho. A formação abre caminho para que a comunidade tenha acesso ao desenvolvimento de habilidades necessárias e exigidas atualmente”, diz Roberto Ruggeri, coordenador da área de Empreendedorismo e Contratação Local.

A partir de janeiro de 2022, novas turmas e cursos estão previstos para serem abertos. As vagas serão divulgadas nas comunidades, e a população também poderá acompanhar as oportunidades por meio dos canais oficiais de comunicação da Fundação Renova.

Outras ações

Além de cursos para qualificar profissionais das regiões impactadas pelo rompimento, a Fundação Renova disponibiliza atividades para fortalecer as atividades econômicas locais. É o caso do Programa Recoloca Rio Doce. A plataforma busca recolocar a população atingida no mercado de trabalho. No site, pessoas interessadas podem cadastrar seus currículos, e empresas divulgam as vagas disponíveis. Os cadastros, tanto de currículos como de vagas, podem ser feitos gratuitamente no site Recoloca Rio Doce.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org