Jovens empreendedores digitais têm projetos de capacitação em Mariana

Publicado em: 01/06/2022 Economia Local

Iniciativas pretendem capacitar 50 jovens do município que querem alavancar negócios e atuar na área tecnológica

Jovens de Mariana (MG) interessados em empreender nos meios digitais ou utilizar essas plataformas para alavancar negócios podem participar dos projetos Rio Doce Digital e Campus Tech, ambos voltados à capacitação profissional. As iniciativas têm 50 vagas abertas e as inscrições vão até 5 de junho de 2022.

A seleção dos participantes será realizada por meio de edital, já disponível nas páginas dos projetos.

O Rio Doce Digital irá atender 30 jovens, entre 18 e 29 anos, além de 15 empresas de Mariana – esse público deverá realizar, após os ciclos de capacitação, a etapa de mentoria, a fim de colocar em prática o aprendizado dos ciclos de aprendizado.

Aos aprovados no projeto Rio Doce Digital, que tem duração de seis meses, será oferecida ajuda de custo mensal de R$ 400 a cada aluno durante o período das capacitações e R$ 1.000 no último mês, quando os alunos receberão uma mentoria especializada para aplicação dos conhecimentos adquiridos em empresas da região.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.riodocedigital.com.br e o conteúdo da  capacitação passa por disciplinas como Introdução à transformação digital e inovação; Rotas da transformação digital: Navegando no mar da transformação digital; Identificação do cliente ideal: Implementação da cultura da mudança, Digitalização de processos: desmistificação e implantação de tecnologias digitais; Aplicação da metodologia e ferramentas nos negócios; Pós-evento e lições aprendidas.

O curso visa o desenvolvimento de estratégias para incrementar a exposição do negócio por meios digitais, potencializando seu alcance.

Metodologias de aceleração

Já o projeto Campus Tech, que terá duração de quatro meses, também prevê o fornecimento de bolsas de R$ 400 por mês a cada participante.

O Campus Tech tem 20 vagas abertas para o curso com duração de quatro meses. O projeto objetiva fortalecer a cultura da inovação a partir da comunidade acadêmica. Nele, os estudantes de graduação e de pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas de Mariana serão capacitados em três metodologias de aceleração do conhecimento: Bootcamp, Ideathon e Hackathon. A intenção é formar multiplicadores dessas metodologias voltadas ao fortalecimento de uma agenda de empreendedorismo.

No formato Bootcamp, o modelo de ensino intensivo e imersivo propõe desenvolver habilidades e competências de profissionais de maneira ágil.  Na modalidade Hackaton, são reunidos profissionais com o objetivo de desenvolver soluções de impacto a partir da identificação de problemas locais reais e proposição de desafios e soluções para esses problemas.

E na maratona de ideias Ideathon, durante a fase individual, os inscritos são estimulados a gerar ideias para um problema definido. Em seguida, passam a trabalhar em grupos e desenvolvem suas ideias em sessões de trabalho. Na fase final, participam de um processo de mentoria.

A primeira rodada de capacitações do projeto Campus Tech deve ser iniciada em julho, em Mariana, e as inscrições estão abertas no site www.campustechmariana.com.br.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org