Fundação Renova

Inscrições para projeto de empreendedorismo em jovens dos reassentamentos vão até o dia 9 de junho

Publicado em: 08/06/2022 Economia Local

 Iniciativa gratuita atende a demanda das comunidades atingidas e visa ao desenvolvimento de negócios

Mais do que a reconstrução dos distritos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, a Fundação Renova também trabalha na reestruturação dos modos de vida dessas comunidades. Para que essas famílias mantenham seus hábitos, suas relações e tradições nos novos distritos é fundamental a retomada das atividades produtivas das comunidades.

Nesse contexto, a Fundação Renova, em parceria com a IEBT Inovações, desenvolveu o Projeto Brota!, voltado para jovens atendidos pelas modalidades de reassentamentos da Fundação Renova. O projeto é gratuito e visa capacitar e despertar a cultura empreendedora desses jovens para o desenvolvimento de negócios nas novas comunidades. As inscrições para o projeto vão até o dia 9 de junho e podem ser realizadas pelo site do Brota!.

Para participar, os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, pertencerem às comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira ou serem atendidos pelas modalidades de reassentamento familiar ou pecúnia dos municípios de Mariana e Barra Longa. A divulgação dos 50 jovens selecionados será realizada no Instagram do projeto.

A iniciativa de estimular o empreendedorismo nos reassentamentos surgiu a partir de uma pesquisa realizada com cerca de 50 jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, realizada pela Fundação Renova em 2020. Os resultados confirmaram a vontade deles em empreender e apontou a oportunidade de desenvolvimento de comércios e serviços, como padaria e farmácia.  A partir disso, a Fundação promove iniciativas com esse ideal, por meio de parcerias com o Senai e o Instituto Criare.

O Brota!

Relacionada ao surgimento de algo novo, a palavra “brota” define o conceito da iniciativa: reunir jovens para fazerem brotar novas ideias, criando propostas inovadoras com potencial de transformar o futuro ou a realidade da nova comunidade. 

Para despertar nos jovens dos reassentamentos a cultura empreendedora, o projeto gratuito terá duração de sete meses e promoverá o desenvolvimento de novos negócios por meio de treinamentos coletivos, mentorias, consultorias, palestras, oficinas e workshops. Serão abordados temas como o empoderamento pessoal, liderança, motivação, comunicação assertiva e criatividade. O Brota! será híbrido, isto é, promoverá encontros on-line e presenciais.

Realizado em quatro etapas, o projeto disponibilizará assessoria aos jovens desde o surgimento das ideias até sua execução. Os participantes irão conhecer o que acontece no mercado, sendo apresentados a ferramentas e metodologias para a execução de suas ideias. Os jovens também terão a oportunidade de conhecer empreendedores e referências do ecossistema mineiro.

Ao final do projeto, três soluções inovadoras serão selecionadas e receberão acompanhamento e monitoramento. O objetivo é que esses jovens empreendedores estejam imersos em um constante fluxo de conhecimentos que os permita fazer, de forma estratégica, a gestão dos negócios e a aplicação dos valores alcançados com as ideias.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: