Inscrições para Programa Jovem Aprendiz em Mariana e distritos estão abertas

Publicado em: 28/09/2021 Mariana

Ao todo, 20 jovens do município com idade entre 17 e 22 anos serão selecionados; prazo participar vai até 10 de outubro

Jovens que moram em Mariana e têm idade entre 17 e 22 anos podem participar do processo seletivo para o Programa Aprendiz da Fundação Renova. Estão disponíveis 20 vagas para candidatos que estejam matriculados e frequentando a escola a partir do 9º ano do ensino fundamental ou que já tenham concluído o ensino médio. O programa é gratuito e os interessados podem se inscrever até 10 de outubro.

A iniciativa da Fundação Renova acontece em parceria com o Senai Mariana. Nesta edição, a capacitação gratuita será oferecida aos jovens de Mariana e seus distritos, com oportunidade de formação técnico-profissional em Processos Administrativos, com aulas práticas e teóricas.

A inscrição é on-line e pode ser realizada no site do Programa Aprendiz Fundação Renova. Os jovens que tiverem dificuldade com a inscrição poderão solicitar apoio à Secretaria do Senai, localizada na rodovia do Contorno, s/n, Colina, Mariana, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelos telefones: (31) 3557-2120 ou (31) 3557-4241.

Processo seletivo

O processo seletivo será dividido em três etapas e conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL–FIEMG). A primeira etapa consiste na aplicação de provas de português, matemática e conhecimentos gerais. O segundo passo é uma entrevista on-line, e o último é a análise da documentação comprobatória dos requisitos para participação no programa.

Curso

O curso técnico-profissional em Processos Administrativos será ministrado pelo Senai. Ele é composto por dois módulos, com cerca de 800 horas de aula, com disciplinas relacionadas a relações humanas, informática básica, comunicação, rotinas administrativas e financeiras, além de atendimento ao público.

Os jovens selecionados receberão bolsa de meio salário mínimo e vale-transporte (quando a formação estiver em formato presencial), em contrato de aprendizagem por 12 meses. Quatro jovens serão selecionados para uma prática profissional sequencial com a Fundação Renova por mais 12 meses.

O curso acontecerá no período da manhã, no horário das 7h30 às 11h30, e será realizado de maneira remota até que todos os protocolos sejam implementados para a retomada segura das aulas presenciais.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org