Fundação Renova

Inscrições para 2ª Chamada de Projetos que promovem desenvolvimento estão abertas

Publicado em: 24/07/2019

Iniciativas podem ser feitas até 15/8 e devem ser direcionadas para municípios localizados de Sem-Peixe (MG) a Baixo Guandu (ES)

Estão abertas as inscrições para a 2ª Chamada de Projetos que visam promover o desenvolvimento socioeconômico e o empreendedorismo por meio do estímulo a organizações sociais e microempreendedores, direcionadas para os municípios de Sem-Peixe (MG) a Baixo Guandu (ES). Essa é uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com a BrazilFoundation.

As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto. Os interessados deverão enviar propostas de projetos de até R$ 45 mil.

Para inscrever um projeto, é importante que ele esteja localizado e seja executado em um dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão: Sem-Peixe, São Domingos do Prata, Dionísio, Raul Soares, Córrego Novo, Marliéria, Pingo D’água, Timóteo, Ipatinga, Ipaba, Bugre, Belo Oriente, Naque, Sobrália, Fernandes Tourinho, Alpercata, Governador Valadares, Galileia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta, Aimorés, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, no Espírito Santo.

O especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, explica que os projetos precisam estar relacionados a temas específicos, como geração de trabalho e renda, aumento da comercialização de produtos e ampliação de mercados. “Com esses temas, queremos promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das organizações sociais e microempreendedores formalizados e que estejam dentro dos critérios de seleção”, diz Ruggeri.

Na 1ª Chamada de Projetos, realizada no início do ano, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, teve seu projeto selecionado. Chamado de Promoção Social na Gestão de Resíduos em Governador Valadares, o projeto busca fortalecer o empreendimento solidário com a aquisição de materiais para divulgação da coleta seletiva e equipamentos para dar segurança no armazenamento do vidro e aumentar o volume de venda do papel triturado.

“Ficamos muito felizes por termos o nosso projeto selecionado. Já recebemos metade do valor e conseguimos pagar os serviços da agência de publicidade e administrativo, fizemos a compra de uma fragmentadora de papel semi-industrial e camisas personalizadas para o trabalho de mobilização. Com a fragmentadora de papel, Valadares passa a ter um local adequado e seguro para descarte de documentos confidenciais. Assim que recebermos o restante, vamos investir na compra de outros produtos e equipamentos, como uma caçamba para que possamos armazenar o vidro com mais segurança”, conta Raquel Rodrigues da Silva, coordenadora geral da associação.

Outro projeto selecionado na primeira chamada foi da cidade capixaba de Baixo Guandu. A doceira Márcia Frederico de Almeida Percílios inscreveu a empresa familiar Doces Artesanais Ilha da Fantasia, que há 20 anos fabrica e comercializa produtos naturais e artesanais.

Com a seleção do seu projeto, ela quer melhorar a qualidade dos doces de leite e frutas que são produzidos. “Também recebemos a primeira parcela do recurso e já investimos boa parte na aquisição de equipamentos. Com esses novos equipamentos, podemos perceber um aumento na nossa produção que é o nosso objetivo, além de um aumento na renda também”, diz a doceira.

As inscrições podem ser realizadas por meio de envio de formulário disponibilizado na página da BrazilFoundation para o e-mail: projetos@brazilfoundation.org.

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation é uma organização internacional, com sede em Nova York e Rio de Janeiro, que atua de forma independente para atender sua missão de mobilizar recursos para ideias e ações que contribuam para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros. A BrazilFoundation sempre buscou doadores individuais e parceiros institucionais para que a apoiassem no cumprimento de sua missão.

Ao longo de 18 anos de experiência em mapear, selecionar, apoiar e capacitar organizações sociais, a BrazilFoundation percebeu que organizações pequenas e de médio porte têm muita dificuldade de acessar recursos estratégicos, que visem melhorar sua gestão e acelerar seu crescimento.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: