Fundação Renova

Fundação Renova realiza hoje a entrega da Escola Municipal Gustavo Capanema, de Gesteira (MG)

Publicado em: 07/12/2016 Sociedade e cultura

A obra representa um marco no resgate do ambiente social, cultural e educacional da comunidade 

A partir de hoje, dia 7 de dezembro (quarta-feira), cerca de 50 famílias da comunidade de Gesteira, distrito de Barra Longa (MG), poderão utilizar importantes espaços de educação e convivência na localidade. A Fundação Renova irá realizar a cerimônia de entrega da Escola Municipal Gustavo Capanema, juntamente com a praça e a quadra esportiva. O evento contará com a participação de pais, professores, alunos, comunidade e poder público.  O evento é um marco importante no resgate do ambiente social, cultural e educacional da comunidade.

A escola tem capacidade para atender 30 alunos, sendo duas salas, uma para 12 e outra para 18 alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental 1. Todo o trabalho seguiu as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Inspetoria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais também acompanharam todo o projeto da escola.

Participação da comunidade

Arlinda Xavier, a Lilinda, auxiliar de serviços gerais, que por 18 anos trabalhou na antiga Gustavo Capanema, fez uma única visita, há alguns meses, quando as obras ainda caminhavam. Mesmo com o concreto para ser colocado e muitas paredes por pintar, o cenário já a animava. Ela sabia que parte do que ali se construía havia sido sugestão dela e estava tudo sendo construído com muito carinho.

Lilinda, e boa parte da comunidade de Gesteira, participaram, junto com a Fundação Renova, desde a fase de planejamento de construção da escola. Ela atuou, por exemplo, na votação sobre o novo local. A auxiliar tem motivos para comemorar a entrega da escola. A instituição foi o seu primeiro e único emprego desde que se mudou para a região. Era lá onde passava a maior parte do dia. Viu várias crianças entrarem e outras já adolescentes saírem, como a filha Jasmine, hoje com 14 anos, que estuda em um colégio em Barra Longa.

Em 2016, enquanto a escola seguia em construção, a auxiliar passou a trabalhar em uma casa adaptada próxima a praça principal de Gesteira, que foi readequada em sala de aula para receber os alunos. O local está bem equipado, como explica Lilinda, mas não se compara com a estrutura que a comunidade receberá hoje. Ela não esconde a ansiedade e a alegria em trabalhar na escola nova.

Quem compartilha também dessa expectativa é Geralda Caetana de Araújo, a Naná, professora há 30 anos na Gustavo Capanema. Assim como Lilinda, Naná conheceu rapidamente as novas instalações. Ela está segura que muitas das novidades que pode perceber na nova escola foram pedidas pelos professores, pais e alunos. A sala da secretaria, uma antiga demanda do corpo de ensino, é um exemplo.

O destaque da escola fica por conta do painel de arte, instalado na entrada da escola, com obras dos personagens mais importantes dessa história: os próprios alunos. Nesse painel, os alunos e professores retrataram toda a sua esperança e os novos sonhos de um futuro melhor. Além disso, os alunos que fizeram os desenhos do painel estarão na escola, no momento da cerimônia, para relembrar os desenhos criados e falar sobre a expectativa da nova etapa que se inicia, juntamente com os pais e professoras.

Processo de reconstrução conjunto

Assembleias, reuniões, encontros e apoio dos moradores foram fundamentais para que o projeto da construção da escola, que durou quase cinco meses, fosse concretizado. Durante esse período, foi realizado um trabalho detalhado de escuta com a comunidade, professoras, líderes comunitários, pároco da comunidade e integrantes do poder público.

Outra ação importante foi a visita técnica realizada com as professoras e representantes da comunidade, em uma escola em Anchieta (ES), para conhecerem esse novo método construtivo.

Nova localização

A nova localização da escola, praça e quadra esportiva também irá facilitar o deslocamento dos pais e alunos, já que agora todos esses espaços estarão interligados e em um ponto mais central do povoado.

Espaço completo

No mesmo dia que acontece a entrega da escola, será realizada também a entrega da quadra e da praça formando assim um espaço social e de lazer para a comunidade. Para marcar esse evento será realizado um plantio de quatro mudas de árvores, escolhidas pelos moradores, na praça: dois ipês amarelos, e dois coqueiros. Duas crianças, dois adolescentes e dois idosos irão realizar oficialmente o plantio dessas mudas.

Cerimônia da entrega da Escola Municipal Gustavo Capanema

  • Data: 7 de dezembro (quarta-feira)
  • Horário: 17h30
  • Local: Gesteira (MG)

Escola Municipal Gustavo Capanema

  • Ensino Infantil e Fundamental I
  • Capacidade para 30 alunos, sendo duas salas uma para 12 e outra para 18 alunos
  • Biblioteca e Sala de Informática
  • Banheiros separados para o Ensino Infantil e Fundamental 1
  • Sala dos Professores
  • Refeitório, Cozinha e Despensa
  • Instalações adaptadas para deficientes físicos

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rede Comunicação
E-mail: imprensa@fundacaorenova.org
Telefone: (31) 2512-2392


Compartilhar: