Fundação Renova

Fundação Renova institui Conselho Consultivo

Publicado em: 20/02/2017 Fundação Renova

Órgão reforça a participação da sociedade nas ações de recuperação da Bacia do Rio Doce

Foi realizada nesta quarta-feira, 8/2, em Belo Horizonte, a primeira reunião do Conselho Consultivo da Fundação Renova. Este Conselho é um órgão permanente, que possui o papel de opinar, validar e indicar soluções para as atividades de reparação que estão em andamento. Além disso, apoia na intermediação das relações entre a Fundação e a sociedade civil, de forma a criar um diálogo aberto sobre as ações realizadas junto às comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), Senisi Rocha, considerou sua participação no Comitê como de grande importância, pois, além de contribuir com os processos, ele também poderá interagir e reportar aos comitês da Bacia do Rio Doce as ações desenvolvidas. “Hoje tivemos uma compreensão melhor do que tem sido feito e de tudo que está sendo articulado para os próximos anos. Estou confiante de muito trabalho sério e árduo para o futuro, em prol da melhoria das águas do Doce”, explicou.

A criação do Comitê Consultivo reforça o princípio de atuação conjunta da Fundação Renova, que promove o engajamento da sociedade civil na busca de soluções e mantém um canal permanente de comunicação com as comunidades. Este processo de construção prevê a definição de soluções específicas para cada cenário, que é tratado como único, respeitando suas características e necessidades.

Durante o encontro foram debatidos temas como a forma de atuação do Comitê Consultivo e suas responsabilidades, além da troca de experiências entre seus representantes, membros da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisadores.

Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração, localizada em Mariana (MG). Entidade privada e sem fins lucrativos, a Renova foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. Ela foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. Mais informações sobre a Fundação Renova no www.fundacaorenova.org.


Compartilhar: