Fundação Renova entrega segunda adutora em Colatina

Publicado em: 01/02/2017 Período Chuvoso

Adutora do rio Pancas fornecerá água para cerca de 80 mil moradores e evitará desabastecimento em caso de impedimento de captação no rio Doce

A Fundação Renova entregou oficialmente à Prefeitura de Colatina a adutora do rio Pancas, nesta quarta-feira (01). O evento teve a participação do prefeito do município, Sérgio Sossai Meneguelli, além de representantes da Fundação, da prefeitura e do Sanear.

Com capacidade de cerca de 570 mil litros por hora, a estrutura é uma fonte de captação alternativa e fornecerá água para cerca de 80 mil pessoas na região norte do município. Dessa forma, evita o desabastecimento no caso de algum impedimento para a captação no rio Doce – que até hoje era o único suprimento de água para a população.

Junto com a adutora de Santa Maria, na região sul do município, entregue pela Fundação Renova em outubro de 2016, com capacidade de 280 mil litros por hora, irão corresponder a mais de 50% do consumo de água da cidade de Colatina. Em caso de emergência, as adutoras serão operadas pela Sanear, autarquia responsável pelo sistema de água no município.

Essas iniciativas fazem parte das ações preventivas do programa de chuvas, elaborado pela Fundação Renova em parceria com órgãos públicos e Defesa Civil.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco, localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.