Fundação Renova

Fundação Renova entrega nova Estação de Tratamento de Água para a população do distrito de Perpétuo Socorro

Publicado em: 31/03/2017 Abastecimento de Água

Estrutura é parte do conjunto de medidas de aprimoramento do sistema de abastecimento público local

A Fundação Renova entrega oficialmente à Prefeitura de Belo Oriente, nesta sexta-feira (31), uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Perpétuo Socorro – localidade também conhecida como Cachoeira Escura -, além de uma série de melhorias, dentre elas, um novo sistema de captação de água.

A nova estação tem capacidade de tratamento de 40 litros por segundo e vai garantir a regularidade e a segurança do sistema de abastecimento. A estrutura beneficiará toda a população de Perpétuo Socorro e faz parte de um conjunto de melhorias realizadas na região. A estação funcionará por meio de um sistema avançado de tratamento, atendendo a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de qualidade da água para consumo humano no Brasil.

“O funcionamento é similar ao da estação antiga, porém com melhor padrão de tecnologia. Novas bombas flutuantes foram instaladas no Rio Doce para captação de água bruta. Essa água é bombeada para a Estação de Tratamento, onde a primeira etapa é a desarenação (retirada de areia). Depois desse processo, a água é transportada até a adição de produtos coagulantes e floculantes, até que atinja a máxima pureza”, explica o engenheiro da Fundação Renova, James Ferretti Stein.

Segundo o gerente de execução de obras da Fundação Renova, Alysson Werneck Pereira, a iniciativa de construir uma nova estação de tratamento para o distrito de Perpétuo Socorro está alinhada aos compromissos que a Renova tem com a região. “Acredito que a população passará a ter maior regularidade em relação à distribuição da água e ainda, mais segurança no que diz respeito à qualidade da água distribuída. Nossa equipe de técnicos continua presente, apoiando na criação de procedimentos operacionais e garantindo maior eficiência do sistema”.
Para mais informações sobre os trabalhos, projetos, programas e ações desenvolvidas pela Fundação Renova, acesse www.fundacaorenova.org.

SOBRE A FUNDAÇÃO RENOVA

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco), localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: