Fundação Renova

Fundação Renova conclui a primeira fase de recuperação dos afluentes da região de Mariana

Publicado em: 05/04/2017 Recuperação de Nascentes e Afluentes

Afluentes do rio Gualaxo do Norte recuperaram traçado e forma originais e tiveram suas margens revegetadas

A Fundação Renova concluiu em março a recuperação de todos os 43 afluentes impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, de propriedade da Samarco, localizados na região de Mariana (MG). Os cursos d’água recuperados desaguam no rio Gualaxo do Norterio Gualaxo do Norte. A ação integra o projeto de recuperação dos 101 cursos d´água afetados, localizados em toda a Bacia do Rio Doce, trabalho que deve ser finalizado até junho de 2017. Com os 43 afluentes recuperados na região de Mariana a Renova já promoveu a reparação ambiental de 72 córregos, ribeirões e pequenos rios da rede hidrográfica impactada. A iniciativa faz parte do programa de recuperação ambiental das áreas de proteção prioritárias da Fundação.

O programa tem como objetivos imediatos a limpeza da calha dos cursos d’água e a estabilização física das margens. Em seguida, faz-se a recuperação de matas ciliares e dos habitats. Além disso, as características originais dos afluentes são mantidas sempre que possível e os níveis de turbidez da água são monitorados semanalmente.

Atualmente, para proteger o solo da erosão, biomantas são fixadas nas margens e recebem sementes de revegetação de rápido crescimento. Uma fase posterior prevê o plantio de espécies florestais típicas das regiões afetadas, para que haja o retorno da fauna e de microorganismos nativos. Por serem espécies adaptadas às condições locais, são ideais para controlar a velocidade de escoamento de água das chuvas no solo, filtrar e absorver sedimentos, evitando o aporte para a calha dos rios.

As ações de recuperação de afluentes contam com acompanhamento e fiscalização dos órgãos ambientais competentes e representam um importante passo para a recuperação de toda a Bacia do Rio Doce.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., localizada em Mariana (MG). Entidade privada, sem fins lucrativos, foi criada para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: