Foz do rio Doce volta a receber o Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf

Publicado em: 06/06/2019

Competição é um importante marco para a retomada da prática esportiva na região e o fortalecimento do turismo e da economia local

As ondas das praias de Povoação, Pontal do Ipiranga e Regência em Linhares (ES), na foz do rio Doce,voltam a ser palco do festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019, evento que, além do esporte, conta com uma estrutura de shows, artesanato, comidas e bebidas típicas da região.A competição é um importante marco para a retomada da prática esportiva e o fortalecimento do turismo e da economia local.

O evento acontecerá em três etapas e foi dividido em dois fins de semana em cada comunidade. A primeira etapa do circuito começa em Povoação nos dias 8 e 9 de junho, com as categorias amadoras, e nos dias 14 a 16 de junho, com a categoria profissional. Já as atrações musicais ficam por conta de Jonathan Coimbra e Onda Boa na sexta-feira (14) e no sábado (15) com Banda Rolck e Saulo Simonassi.

A segunda etapa do circuito será realizada no mês de agosto em Pontal do Ipiranga e a terceira será nas ondas de Regência em outubro.

O circuito é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) em parceria, pelo segundo ano consecutivo, com a Fundação Renova e o apoio da Prefeitura de Linhares, governo do Estado e Projeto Tamar. Além disso, o evento tem homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e a Federação Capixaba de Surf (Fesurf).

A novidade do campeonato será a inclusão nas categorias amadoras Gromets (até 12 anos), Júnior (sub-17) e Kahuna (acima de 45 anos).

Um dos participantes do campeonato será o surfista profissional capixaba Krystian Kymerson, de 26 anos, que ocupa o 15º lugar do ranking mundial de surf. No ano passado, além de vencer a competição, o surfista foi campeão capixaba profissional e campeão brasileiro de surf profissional.

“Conheço bem as praias de Linhares porque surfo em Pontal do Ipiranga e em Regência, que tem umas das ondas mais perfeitas do país. Vou tentar defender o título de novo aqui este ano e conto com a torcida da galera do Estado. É uma responsabilidade muito grande, pois muitos atletas de alto nível também vão competir. Ano passado, já tinha muita gente boa e este ano promete ficar ainda melhor.Hoje, eu considero esse campeonato como um dos melhores do país tanto pelas ondas como pela estrutura do evento”, diz o surfista.

A expectativa para o festival também é grande para o surfista da categoria regional Fabrício Fiorot, de 44 anos, que é morador de Regência e dono de pousada.

“Eu investi no meu negócio com a indenização que recebi da Renova para aproveitar as oportunidades como essa de eventos que atraem os turistas. A expectativa para o festival este ano é muito boa e estamos preparados para receber as pessoas. Com relação ao campeonato, no ano passado fiquei em segundo lugar na categoria regional e estou treinando bastante agora para buscar o tão sonhado título de campeão”, afirma Fabrício Fiorot.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho destaca a importância da parceria no segundo ano do evento.

“A parceria é fundamental tanto para o fomento do esporte,que tem um grande potencial de desenvolvimento na região, como para a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce,com a geração de renda e oportunidades para toda a comunidade”, diz Érika Carvalho.

Premiação

Em cada etapa, o vencedor da categoria profissional ganha 4 mil pontos válidos para o ranking nacional de surf e divide com os 13 primeiros colocados o prêmio de R$ 40 mil em dinheiro. Já os campeões das categorias regional, master e open ganham prêmios.

O grande campeão do festival na categoria profissional ganhará uma passagem para a alta temporada no Havaí. E os campeões das categorias regional, master e open ganham passagens para El Salvador.

Esta é a premiação por etapa:

Profissional: R$40 mil em dinheiro entre os 13 primeiros colocados

Open: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Master: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Regional: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Kahuna: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Gromets e Júnior:kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Balneabilidade

As coletas de amostras de água para análise da balneabilidade nas praias de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga são realizadas semanalmente pela Prefeitura de Linhares, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O município instalou 12 placas indicativas de balneabilidade, com 4 pontos em Pontal do Ipiranga, 3 pontos em Regência e 1 ponto em Povoação.

A consulta de balneabilidade pode ser realizada no site da prefeitura municipal.

Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf

Local: Praia de Povoação

Datas: 8 e 9 de junho (amadores) e 14 a 16 de junho (profissionais)

Inscrições: Associação de Surf de Linhares, pelo e-mail asl.surflinhares@gmail.com ou por WhatsApp (27) 99630-9095

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.  A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.