Fornecedores locais têm oportunidade de participar de processos concorrenciais

Publicado em: 25/04/2019

Cadastro de empresas interessadas pode ser feito às quintas-feiras nos escritórios dos municípios de Mariana e Governador Valadares

Com objetivo de prospectar e cadastrar novos fornecedores locais para que tenham a oportunidade de participar de processos concorrenciais, a Fundação Renova oferece semanalmente plantões para apoio no cadastro de empresas em Mariana (MG). Chamada de Dia do Fornecedor, a iniciativa atende aos interessados que queiram atuar nos municípios atingidos pela barragem de Fundão.

O atendimento acontece às quintas-feiras.Além de Mariana, o Dia do Fornecedor acontece no município de Governador Valadares.

Em 2018, foram atendidos 95 empresários marianenses. Neste ano, a ação terá novidades, com atendimento itinerante em comunidades rurais, entre elas, os distritos de Águas Claras e Monsenhor Horta.

A ação itinerante tem previsão de iniciar em junho. A ideia, segundo Simone Pimentel, líder de Suprimentos da Fundação Renova, é conhecer os fornecedores dessas localidades e incentivá-los a efetivar o cadastro: “Estamos em busca de parcerias com as empresas locais, e essa iniciativa é um caminho importante para aproximar a Fundação Renova das empresas locais, esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo de cadastro e aumentar a base de dados de fornecedores”. Simone Pimentel destaca que ter o cadastro no banco de fornecedores possibilita a participação da empresa nos processos concorrenciais da Fundação.

Para efetivar o cadastro, o representante da empresa deve apresentar  contrato social, cartão de CNPJ, inscrição estadual e municipal, além de dados bancários. A política de contratação local da Fundação Renova é parte do compromisso firmado no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), de recuperação da economia dos municípios atingidos.

A prioridades nos contratos é para fornecedores com sede em um dos 39 munícipios atingidos e produtos da região, o que tem aquecido a economia local. Em 2018, os contratos somaram R$ R$ 519 milhões em Mariana. Atualmente, 144 empresas marianenses, de diversas áreas de atuação, prestam algum tipo de serviço à Renova.

Para dar mais transparência aos processos concorrenciais, a Fundação Renova disponibiliza um canal em seu site https://www.fundacaorenova.org/fornecedores. Nessa plataforma, o representante das empresas, além de acompanhar ou se candidatar aos procedimentos licitatórios, pode acessar dados atualizados sobre as contratações executadas e as previstas.

Durante o processo, os fornecedores são avaliados nos quesitos capacidade técnica, financeira e compliance. A Fundação trabalha para que o processo de compras e contratações de produtos e serviços ocorra com transparência e ética, de forma a permitir entrega com qualidade, rigor técnico na escolha dos fornecedores e melhores condições de negociação.

Dia do Fornecedor

Quando: todas as quintas-feiras, das 14h às 17h

Mariana: rua Antônio Pacheco, 601 – São Pedro

Governador Valadares: rua Sete de Setembro, 2716, sala 1004 – Centro

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.