Findes e Fundação Renova vão atuar juntas em regiões impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão

Publicado em: 28/06/2017 Economia Local

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, assinaram nesta segunda-feira (26) um Termo de Cooperação. Por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) poderá contribuir para a execução dos programas previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), geridos pela Fundação Renova.

A Fundação desenvolve, desde 2016, ações de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão – ocorrido em 2015, em Mariana (MG), impactando os municípios capixabas de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz. Com foco no desenvolvimento socioambiental e socioeconômico das regiões atingidas, o TTAC prevê ações de saúde, cultura, infraestrutura, educação ambiental, inovação e estímulo à contratação local, entre outras.
“Nosso trabalho não é apenas recuperar o meio ambiente, mas levar novas perspectivas para a população das regiões afetadas. Queremos, acima de tudo, formar cidadãos que possam escolher seu próprio caminho”, enfatizou o presidente do Sistema Findes. “Nós, do Sistema Findes, sempre nos colocamos à disposição para ajudar. Ainda em 2016, firmamos uma parceria para atendimento de saúde na região por meio do Sesi. O termo de cooperação com a Fundação Renova vem ampliar essas possibilidades”, explicou Guerra.

O diretor-presidente da Fundação Renova destacou a excelência dos serviços prestados por Sesi e Senai. “Nosso primeiro objetivo é colocar as pessoas no centro das ações, embora estejamos tratando de uma questão ambiental. Um dos aspectos mais importantes é a excelência técnica, porque lidamos com algo totalmente novo e desafiador. A construção conjunta de soluções exigirá a parceria entre a academia, a mobilização local e o conhecimento técnico, algo que o Sistema Findes pode nos ofertar com excelência”, afirmou Waack.

Com a assinatura do Termo de Cooperação, Sesi, Senai e IEL discutirão planos de trabalho específicos para cada um dos programas desenvolvidos pela Fundação Renova. Segundo o diretor de Programas Marcelo Figueiredo será possível “colocar ações em campo em curtíssimo prazo”, em razão da “agilidade e competência” do Sistema Findes. Para o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, Sesi e Senai são respeitados por sua capacidade de realizar. “Conhecemos a teoria, mas nossa história é ligada à realidade da sociedade. Se fomos convidados, é porque seremos capazes de colocar a mão e fazer o melhor possível, com velocidade e eficiência”, pontuou.