Fiemg e Fundação Renova assinam acordo para estimular a economia de municípios atingidos pelos rejeitos da barragem de Fundão

Publicado em: 30/06/2017 Economia Local

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e a Fundação Renova uniram esforços para desenvolver ações de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão – ocorrida em novembro de 2015, em Mariana. Para isso, assinaram um Termo de Cooperação, hoje, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.

O documento estabelece a forma de cooperação das entidades representativas das indústrias mineira e capixaba – a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) também assinou o Termo, na última segunda-feira – com as ações da Fundação Renova. O Sistema FIEMG e o Sistema FINDES contribuirão institucionalmente com a entidade, criada em agosto de 2016 para cuidar dos impactos socioambientais e socioeconômicos da tragédia de Mariana, tendo como base ações de fomento de capacitação profissional e de desenvolvimento das economias locais. A Renova atua em ações de infraestrutura, restauração ambiental, saúde, cultura, educação ambiental, inovação e estímulo à contratação local, entre outras, nos municípios afetados pelos rejeitos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

“Vamos apoiar a recuperação das regiões atingidas para gerar sustentabilidade, negócios e oportunidades para Minas Gerais. O que já aconteceu, precisa ser corrigido e as perdas compensadas. Agora, precisamos – e podemos – construir um novo final para a tragédia, com justiça e criação de oportunidades”, afirma o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior. “Acompanhamos este processo desde o início e sabemos da importância e da grandiosidade do que está sendo feito”, reforça. Ele acredita que as ações da Renova serão alavanca para o estímulo de novos negócios e, consequentemente, para a geração de empregos nas localidades atendidas pela Fundação. O presidente do Sistema FINDES, Marcos Guerra, destaca a importância de levar novas perspectivas para a população da região afetada. “Queremos, acima de tudo, formar cidadãos que possam escolher seu próprio caminho”, explica.

O presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, comentou que a parceria pretende aproveitar um dos pilares de atuação da Federação, que é a excelência em capacitação de mão-de-obra. “A Fundação pretende utilizar a longa tradição do Sistema FIEMG no campo de capacitação profissional para que a gente possa acelerar o processo de inclusão das pessoas que trabalham nas regiões de nossas atividades”, finalizou.