Festival Gastronômico de Povoação terá  3 dias de atrações culturais

Publicado em: 30/08/2019

Primeira edição do evento acontece de 6 a 8 de setembro na comunidade e marca retomada da Festa da Manjuba

A primeira edição do Festival Gastronômico de Povoação, comunidade localizada a cerca de 40 km de Linhares, no norte do Espírito Santo, acontecerá de 6 a 8 de setembro na área de eventos da vila.

A organização é da Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação (APAP), com o apoio da Prefeitura de Linhares e a parceria da Fundação Renova. Com a manutenção da identidade cultural local, o festival marca um novo formato para a retomada da tradicional Festa da Manjuba.

Na programação estão concurso de pratos típicos, muita música, histórias de pescadores, apresentações culturais e espaço kids. A expectativa é de receber de 5 mil a 10 mil turistas nos três dias de festa.

A pescadora e uma das organizadoras, Andrea Aparecida Ferreira Anchieta, destaca a importância do festival para a comunidade. “O evento contribui para mantermos vivas as nossas tradições. Neste ano, vamos mostrar ao turista as alternativas que a comunidade tem sem o pescado. A comunidade se juntou e estamos preparados para receber os turistas”, diz Andrea Ferreira.

A representante do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, ressalta a importância da comemoração para o vilarejo e cidades próximas. “A parceria é fundamental para o fomento à cultura e a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce. Ao fortalecer a tradição local, contribui-se para a geração de renda e de oportunidades para a comunidade”, argumenta Rafaela Cavalcanti.

Confira a seguir a programação completa:

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POVOAÇÃO – LINHARES/ES
DATAHORÁRIOAtividadeLocal
SEXTA-FEIRA6 de setembro17hInauguração da Associação de Pescadores de PovoaçãoAssociação de Pescadores
17h30Homenagem aos pescadores e abertura da exposição fotográficaAssociação de Pescadores
18hApresentação do Congo de PovoaçãoAssociação de Pescadores
19h30Abertura Oficial do Espaço de Gastronomia de PovoaçãoÁrea de Eventos
20hALLAN BERTOLPalco principal – área de eventos
22hFORRÓ FOGO NA COISAPalco principal – área de eventos
00hELIAS FILHOPalco principal – área de eventos
SÁBADO7 de setembro11hAbertura do Espaço de Gastronomia de PovoaçãoÁrea de Eventos
Concurso de pratosÁrea de Eventos
12hHistórias e causos dos pescadores. Histórias vivenciadas pelos pescadores e o início da Festa da ManjubaPalco principal – área de eventos
13h30CIPÓ CRAVOPalco principal – área de eventos
16hPRETO PIRESPalco principal – área de eventos
20hConcurso de pratosÁrea de Eventos
20h30ROCHA O NÓPalco principal – área de eventos
22hROBERTO NOGUEIRAPalco principal – área de eventos
00h30KORINGUINHA DO FORRÓPalco principal – área de eventos
DOMINGO8 de setembro11hAbertura do Espaço de Gastronomia de PovoaçãoÁrea de Eventos
Concurso de pratos – seleção finalÁrea de Eventos
13hSAMBA MAISPalco principal – área de eventos
15h30Premiação do Concurso de PratosPalco principal – área de eventos
16h30MAGRÃO ACÚSTICOPalco principal – área de eventos
19hBANDA MONTE VIDEL (RELIGIOSA)Palco principal – área de eventos
21h30ELCIO PLAYNEJOÁrea de Eventos
00hEncerramento do eventoÁrea de Eventos
Durante toda a programação contaremos com um touro mecânico, espaço kids e muita diversão!
* Programação sujeita a alteração

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POVOAÇÃO – LINHARES/ES

QUANDO: Sexta-feira (6/9), das 17h à 0h30; sábado (7/9), das 11h à 0h30; e domingo (8/9), das 11h à 0h

LOCAL: Área de eventos de Povoação, em Linhares (ES)

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.