Festival Gastronômico da Festa do Robalo movimenta neste final de semana a vila de Povoação

Publicado em: 10/10/2022 Edital Doce

Evento contará com concurso de pratos típicos e programação cultural de 7 a 9 de outubro

A vila de Povoação, em Linhares, vai sediar neste final de semana, de 7 a 9 de outubro, o Festival Gastronômico da Festa do Robalo, que une a tradicional Festa do Robalo a uma extensa programação cultural com atrações regionais.

O evento trará um concurso de pratos típicos, com quatro iguarias na disputa pela premiação de R$ 3 mil. O valor será distribuído entre os três primeiros colocados.

Durante o festival, também haverá apresentações culturais e uma oficina mirim de gastronomia.

Além de poder degustar o melhor da culinária de Povoação durante o concurso de pratos típicos, quem for prestigiar, também poderá se divertir ao som da boa música na vila. Várias atrações musicais se apresentarão no palco principal da área de eventos da comunidade (antigo campo de futebol) durante os três dias do festival. Destaque para shows com a Banda Casaca, Janayna Pereira, além das bandas Projeto X, Forró Playnejo, Forró Simininu, entre outros artistas.

O Festival é organizado pela Associação de Turismo de Povoação, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, em parceria com a Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação (APAP), e tem o apoio da Fundação Renova por meio do Edital Doce.

“Para a Fundação Renova, apoiar eventos como esse, por meio do Edital Doce, é importante para fomentar as iniciativas das próprias comunidades. Além disso, contribui para consolidar a festividade no calendário municipal de eventos, aumentando o fluxo de turistas e dando maior visibilidade à gastronomia e à cultura locais”, destaca Érika Carvalho, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.

Edital Doce

A segunda edição do Edital Doce, promovido pela Fundação Renova, selecionou 61 projetos de Linhares, Colatina, Marilândia e Baixo Guandu com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG) no Espírito Santo.

Em seu segundo ano, o Edital Doce apresentou, além da Modalidade 1, para projetos Sociais de Turismo, Cultura e Esporte, a Modalidade 2, destinada a ações para Reparação do Lazer, e a Modalidade 3, voltada para iniciativas de Reparação das Referências Culturais.

A lista dos projetos aprovados está disponível no site: https://www.fundacaorenova.org/edital-doce-2022/. Ao todo, a 2ª Edição do Edital Doce vai destinar mais de R$ 23 milhões para 263 projetos selecionados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Sexta-feira (7/10)
19h30 – Forró Playnejo
22h30min – Forró Si Mininu
00h – D Pancada

Sábado (8/10)
20h30min – Banda Casaca
22h40min – Projeto X
00h – Janayna Pereira

Domingo (9/10)
14h – Homenagem ao saudoso Simeão Barbosa dos Santos
20h – Hélio Bentes
22h – Henrique Forrózão

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org