Festa do Caboclo Bernardo resgata tradição cultural em Regência (ES)

Publicado em: 29/05/2019

A organização do evento estima que cerca de 8 mil pessoas irão participar dos três dias de evento

A vila de Regência Augusta em Linhares, no Norte do Espírito Santo, vai homenagear o seu herói na tradicional festa do Caboclo Bernardo neste fim de semana. Música, esporte e lazer fazem parte da programação, que ainda inclui o 28º Encontro de Bandas de Congo, que vai reunir 30 grupos folclóricos de todo o país.A organização estima que cerca de 8 mil pessoas circulem pela vila nos três dias de festa, que começa nesta sexta, dia 30 de maio, e vai até domingo, 2 de junho.

O evento é realizado pela Associação de Moradores de Regência, Associação Cultural do Congo de Regência, Associação Comercial de Regência e Associação de Artesanato de Regência, com o apoio da Prefeitura de Linhares e a parceria da Fundação Renova.

A Festa de Caboclo Bernardo é uma homenagem que a comunidade faz desde 1930 para Bernardo José dos Santos. Indígena das matas do Rio Doce, Bernardo jogou-se ao mar em uma grande tempestade para salvar cerca de 128 náufragos do navio de guerra da Marinha Brasileira, na madrugada do dia 8 de setembro de 1887, e foi condecorado pela princesa Isabel como herói nacional. A festa foi estabelecida em 1970, por decreto municipal.

Um dos membros da Associação de Moradores de Regência (AMOR), Fábio Gama, destacou a importância de homenagear o herói nacional Caboclo Bernardo.“Através da homenagem ao nosso herói, resgatamos também a valorização da tradição e do turismo na vila. Estimamos a presença de um público em torno de 6 mil a 8 mil pessoas nestes dias de festa”, ressaltou.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho, comentou sobre a parceria ao evento. “A parceria é fundamental para o fomento à cultura e retomada da atividade turística na região da Foz do Rio Doce.Ao fortalecer a tradição local, ajudar na geração de renda e de oportunidades para a comunidade”, disse.

Programação:

31/05- Sexta-feira

18h – Sessão Solene Prefeitura Municipal de Linhares

18h30 – Abertura da tenda Cultural com teatro “Zé Grilo o trabalhador brasileiro que não desiste nunca” / Praça do Farol

19h – Apresentação de Congada / Casa do Congo

20h – Luizinho / Palco principal

21h30 – Natividade / Palco principal

23h – Alternativos Reggae / Palco principal

0h30 – Swingaê / Palco principal

1/06- Sábado

7h30 – Travessia Marítima em Homenagem ao Herói Nacional Caboclo Bernardo. Desafio de 8,5 km, com saída do Projeto Tamar e chegada no Cais do Porto de Regência. Presença dos nadadores Fred Cassani e Juvenal Neto

8h30 – Jogo amistoso: Regência e Convidados/Campo de futebol de Regência

9h às 20h – Oficina na tenda cultural: oficina de casaca / Praça do Farol

12h – Chegada do Jipe Clube

15h – Palco livre na tenda cultural / Praça do Farol

Inscrições no local a partir das 9h na Tenda Cultural

19h – Auto do Caboclo Bernardo / Frente da Igreja Católica

20h30 – Roda de Congo / Praça do Caboclo Bernardo

22h – Anastácia- Lançamento do CD / Palco Principal

0h30 – Casaca / Palco Principal

2/06- Domingo

8h – Chegada das bandas de congo com café da manhã/av. Caboclo Bernardo

10h – Apresentação individual das Bandas de Congo / Casa do Congo

10h30 – Almoço das bandas de congo / Casa do Congo

13h – Reunião dos mestres / Casa do Congo

14h – Apresentação das bandas de congo / Praça Caboclo Bernardo

16h – Despedida das bandas de congo

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos,constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros),em março de 2016.