Festa Centenária do Caboclo Bernardo será celebrada em formato virtual

Publicado em: 09/06/2021 Fundação Renova

Com apoio do Edital Doce, o evento inclui o 30º Encontro de Bandas de Congo e será transmitido no YouTube nos dias 12 e 13 de junho

A tradicional Festa Centenária do Caboclo Bernardo, na vila de Regência, em Linhares, no norte do Espírito Santo, será celebrada de maneira inédita, em formato virtual, nos dias 12 e 13 de junho. Atrações musicais e culturais se apresentarão no evento, que inclui também o 30º Encontro de Bandas de Congo.

Como o evento segue as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19, não haverá presença de público. As lives serão transmitidas pelo canal do YouTube da Prefeitura de Linhares.

A celebração é uma homenagem que a comunidade faz desde 1930 para Bernardo José dos Santos. Indígena das matas da bacia do rio Doce, Bernardo jogou-se ao mar em uma grande tempestade para salvar cerca de 128 náufragos do navio de guerra da Marinha brasileira, na madrugada do dia 8 de setembro de 1887, e foi condecorado pela princesa Isabel como herói nacional. A festa foi estabelecida em 1970, por decreto municipal.

O evento é realizado pela Associação Comercial e Agroindustrial de Regência com o apoio da Prefeitura de Linhares e da Fundação Renova, por meio de projeto inscrito e aprovado no Edital Doce.

Criado pela Fundação Renova para fomentar e apoiar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Edital Doce está destinando R$ 13,5 milhões para 228 projetos. Até o momento, 92 já iniciaram as ações planejadas em diversas comunidades, beneficiando diretamente cerca de 63 mil pessoas e gerando 500 postos de trabalho.

“A Festa do Caboclo Bernardo é uma celebração tradicional na região e de grande representatividade. O projeto para a realização do evento foi um dos selecionados pelo Edital Doce e irá contribuir para o fomento à cultura local”, diz Érika Carvalho, analista do Programa de Educação e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.

Nos intervalos das apresentações haverá sorteio de brindes e a exibição de um vídeo para divulgar a Vila de Regência e impulsionar o turismo, a cultura e a economia local. Além disso, produtos e serviços de fornecedores locais serão exibidos.

Programação:

Dia 12/06 (sábado)

17h – Abertura – Banda de Congo Mirim

17h20 – Natividade

18h50 – Intervalo – Banda de Congo Mirim

19h – Macucos

Dia 13/06 (domingo)

17h – Encontro de Bandas de Congo

17h50 – Teatro Auto do Caboclo Bernardo

19h – João Victor do Acordeon

20h – Teatro Zé Grilo – O trabalhador brasileiro que não desiste nunca

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org