Fundação Renova

Famílias de Bento Rodrigues visitam área onde será reconstruído o novo distrito

Publicado em: 23/05/2017 Reconstrução de Vilas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Semad

A expectativa é que as obras sejam entregues para a comunidade até março de 2019

A esperança das famílias de Bento Rodrigues de recomeçar a vida ao lado da antiga vizinhança se fortaleceu ao retornarem à Lavoura, terreno onde será reconstruída a nova comunidade. Elas conheceram, no local, um pouco mais sobre como será o novo distrito.

Essa é uma nova etapa que complementa as oficinas de construção do projeto urbanístico nas quais as discussões foram orientadas por mapas e cartilhas didáticas. Agora, os ex-moradores foram conferir, na prática, a localização das futuras instalações da escola, igreja, praça São Bento e principais ruas e quadras.

Aos 70 anos, dona Maria do Carmo acordou cedo, preparou o café da manhã e seguiu com a família para o Centro de Convenções, em Mariana (MG), onde reencontrou velhos amigos. Ao lado do marido, seu Benedito Valadares, de 74 anos, ela demostrou muita disposição para caminhada e fez questão de seguir a pé todo trajeto.

“Estava com saudade do cheiro do mato. Para mim, essa visita foi maravilhosa, estou feliz por estar aqui e com expectativa muito grande. Hoje temos a certeza de que teremos um pedacinho nosso. Se Deus quiser tudo acontecerá da melhor maneira possível, e já estou doida para ver a comunidade reunida”, disse dona Maria do Carmo.

A visita valeu, também, para quem conhecia a área do novo distrito pela primeira vez. “Estar aqui nos enche de alegria e expectativa para uma nova vida. Para gente, sentir essa emoção na visita é muito importante. Hoje só vemos mato, mas podemos sentir a sensação de que, daqui a pouco, teremos as nossas novas moradias e a comunidade reunida outra vez”, disse Angelita da Conceição Lucas Lobão, de 34 anos.

Para Antonio Pereira Gonçalves, de 47 anos, conhecido como “Dalua”, a expectativa da comunidade é estar reunida num mesmo local para resgatar as antigas lembranças e reviver velhos costumes. “Foi a primeira de muitas visitas que teremos daqui para frente. É uma etapa importante porque muitos não sabiam onde estava localizado o terreno. Hoje puderam estar com a vizinhança e começar a entender onde vai morar nos próximos anos”, disse o membro da comissão de atingidos de Bento Rodrigues.

PRÓXIMAS ETAPAS

A Fundação Renova dará continuidade ao processo de reassentamento com o detalhamento dos projetos de engenharia que compreende a rede de esgoto, ruas, terraplanagem, entre outros. Toda a documentação, os estudos ambientais e o decreto de urbanização, que é concedido pela Câmara Municipal, serão protocolados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Concedida a licença ambiental, a expectativa é que a supressão vegetal tenha início no mês de julho.

Um plano de atendimento individualizado será elaborado com base em um levantamento de dados socioeconômicos e de uso e ocupação das propriedades para a compreensão das questões específicas de cada família. Assim, será possível iniciar os acordos individuais para discussão das casas. A melhor forma para a conclusão dessa próxima etapa será discutida com a assessoria técnica e a comissão dos impactados. A expectativa é que o novo distrito seja entregue para a comunidade até março de 2019.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: