Etapa final do circuito de surfe acontece neste fim de semana em Regência

Publicado em: 24/10/2018

O Circuito Tríplice Coroa “Quebra Onda” de Surfe, que inseriu Linhares na rota nacional das competições de surfe, chega à sua etapa final em um dos locais mais conhecidos para a prática do esporte no Espírito Santo: a vila de Regência. Entre os dias 25 e 28 de outubro, o balneário recebe a terceira etapa da competição, que conta pontos para o circuito capixaba e circuito brasileiro de surfe.

Cerca de 200 competidores de diversos estados brasileiros marcaram presença nas etapas anteriores, realizadas em Povoação (em maio) e Pontal do Ipiranga (em julho). A expectativa para a etapa final é de que cerca de 100 atletas participem nas categorias Pro, Open, Master e Regional.

Assim como nas outras edições, o evento, realizado pela Associação de Surfe de Linhares (ASL) em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares, conta com o apoio da Fundação Renova, que através do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações para fomentar a retomada da atividade turística na região da Foz do Rio Doce, gerando renda e oportunidades para as comunidades locais.

“Essa etapa fecha o ciclo deste ano, então a expectativa é atrair muitos surfistas profissionais e também visitantes. Um campeonato desses é um espetáculo para as pessoas acompanharem. Além disso, as programações noturnas também vão contar com atrações culturais, valorizando e divulgando os artistas locais. Essa etapa final deve confirmar que a meta de resgatar e dar visibilidade ao local para prática do surfe foi alcançada”, afirma a representante do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho.

Ao todo, serão R$ 30 mil em premiação no campeonato, que tem nível 4A homologado pela  Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Federação Capixaba de Surf (Fesurf), valendo 3 mil pontos no ranking. A competição será transmitida, ao vivo, pelo Youtube.

Além da competição, a programação cultural contará com apresentações musicais locais, na praça de eventos, onde serão oferecidos o artesanato, comidas e bebidas típicas da vila, gerando oportunidades para os comerciantes e artesãos da região. Entre as atrações confirmadas estão as bandas Rolck, Natividade, Alternativos do Reggae e Dibandeja.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.